Dr. Pessoa, Robert Rios, vereadores do PT. Teresina entregue à própria sorte
Governador Rafael Fonteles (PT) diz que está à disposição para ajudar FMS
Teresina já teve o caos do transporte público, do lixo, das enchentes e, agora, vive a falência do sistema de saúde. Enquanto a cidade está entregue à própria sorte o prefeito, Dr Pessoa, fica a dar entrevistas sem nexo. O vice, Robert Rios, ganha seu salariosinho e saborei um vinho de excelência e os vereadores do PT nem ficam envergonhados de fazer parte deste caos.
A crise na saúde de Teresina não é de hoje e piorou no segundo semestre deste ano, ocasionando atrasos no repasse de pagamentos das empresas que prestam serviços na área da saúde, além do atraso no pagamento de funcionários, conta de energia da sede da FMS, falta de testes de Covid, medicamentos, entre outros problemas.
Funcionários da empresa Servfaz sem pagamento
Há uma semana, funcionários da empresa Servfaz recolheram parte dos materiais de limpeza de hospital devido à falta de pagamento da Prefeitura. De janeiro a agosto deste ano, a empresa enviou nove notificações de cobrança à PMT solicitando a regularização do débito.
Energia do prédio da FMS é cortada por falta de pagamento
A crise chegou a sede da FMS, que teve fornecimento de energia suspenso por inadimplência com as faturas de energia, mas o fornecimento de energia foi restabelecido após pagamento do débito, na terça-feira (26).
Chuva alaga UPA do Satélite e atendimentos são suspensos
A UPA do Satélite, zona Leste de Teresina, chegou a suspender temporariamente os atendimentos de urgência após uma forte chuva alagar a unidade de saúde na noite da terça-feira (26). A UPA ficou sem energia na ala de recebimento de pacientes, mas restabelecida pouco tempo depois.
Empresa recolhe aparelhos de ultrassom e raio-x do HUT por falta de pagamento
A empresa terceirizada responsável pelos aparelhos de ultrassom e raio-x do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) recolheu os aparelhos na quarta-feira (27) alegando que há 18 meses não recebe os repasses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A empresa fez um acorco com a Prefeitura Municipal e os equipamentos foram religados ainda na noite de ontem.
Falta de testes de Covid
Com a alta de casos de Covid na capital a população intensificou a busca e faltam testes para o exame. No Hospital Alberto Neto, no bairro Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina, pacientes alegam que os testes estão sendo feitos apenas em pessoas com comorbidades. A FMS nega.
Conselho Municipal de Saúde pretende pedir intervenção
Os conselheiros estão elaborando um documento que pode ser apresentado ainda nesta quinta (28). O presidente do Conselho, Rodrigo Maxwell, informou que mais de 60 ofícios foram encaminhados para a FMS solicitando a regularização de pagamentos e fornecimento de insumos e não foi resolvido.
Câmara convoca reunião extraordinária e pode abrir CPI
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, está convocando uma reunião extraordinária para a primeira semana de janeiro para discutir o tema da crise da saúde em Teresina. Querem a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação da saúde da gestão de Dr. Pessoa.
Governador Rafael Fonteles (PT) diz que está à disposição para ajudar FMS
Nesta quinta-feira (28), o governador Rafael Fonteles (PT) afirmou que o Governo do Estado está à disposição da Prefeitura para solucionar a grave crise. Disse que é preciso a “união de forças” para garantir o funcionamento dos serviços essenciais à saúde. Alegou ainda que impeachment do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) não seria a melhor situação.
CRM se manifesta
Conselho Regional de Medicina constatadas várias irregularidades, como a falta de insumos e medicamentos durante fiscalização.
Confira a nota na íntegra:
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) vem a público informar que, diante das reiteradas denúncias apresentadas por médicos, funcionários e pacientes acerca da situação em que se encontra a saúde em nossa capital, realizou várias fiscalizações especialmente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), nos dias 22, 23, 24, 25, 26 deste mês e também na presente data, incluindo também as Unidades de Pronto Atendimento do Satélite, do Renascença e o CIAMCA.
O CRM-PI constatou que o problema de abastecimento de medicamentos e insumos é geral em toda a rede hospitalar Municipal de Teresina. Tal fato é decorrente de situações administrativas, de programação de consumo e compras através de processo licitatório, além da falta de pagamento a fornecedores e da inadimplência de contratos, tais como o referente ao serviço de Radiologia de toda a rede de saúde, inclusive a tomografia do HUT que passou a ficar sem funcionar a partir da tarde de hoje.
Constatou-se também a falta de insumos, materiais médicos, antibióticos, analgésicos, antiarrítmicos, anticonvulsivantes, antihipertensivos, anestésicos, agulhas para procedimentos anestésicos, tubos para intubação orotraqueal em crianças e adultos, calibragem de aparelhos de anestesia, radiologia sem funcionamento devido ao desligamento de aparelhos pela empresa contratante, com exceção do HUT e CIAMCA (que possui um aparelho portátil).
Diante deste preocupante cenário, o CRM-PI consequentemente deparou-se com péssimas condições de trabalho para os médicos, que não conseguem prestar o melhor atendimento. Os pacientes sofrem por não receberem a assistência de que necessitam e podem apresentar complicações, com possível óbito, em razão da ausência de medicamentos ou materiais de socorro médico.
Cumprindo seu dever institucional de zelar pelas boas condições de trabalho aos médicos para que estes prestem uma assistência de qualidade aos pacientes, o CRM-PI solicitou aos gestores municipais a adequação imediata de todas as deficiências apontadas nos relatórios de fiscalização, sob pena de omissão, caso não sejam atendidas imediatamente.
Por fim, o CRM-PI informa também que os relatórios das fiscalizações serão encaminhados aos gestores, Diretores, Presidente da FMS, Prefeito Municipal de Teresina e ao Ministério Público Estadual.
Teresina, 27 de dezembro de 2023.
Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí
Deixe sua opinião: