Política

Contra STF, bancadas do boi, da bíblia e da bala se unem para pressionar o governo

Essa aliança, que conta com o apoio de partidos do Centrão, tem potencial para unir mais da metade do Congresso contra o STF


Foto: DivulgaçãoSTF
STF

 

DCM - Uma aliança política conservadora está provocando tensões entre os Poderes e preocupações no Palácio do Planalto. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), aliada à bancada evangélica e à da bala, que juntas formam a “bancada BBB” (Bala, Bíblia e Boi), ameaça obstruir votações no Congresso e enfrentar o Supremo Tribunal Federal (STF) em uma série de questões, incluindo o marco temporal das terras indígenas, a descriminalização do aborto e o porte de drogas.

Essa aliança, que conta com o apoio de partidos do Centrão, tem potencial para unir mais da metade do Congresso contra o STF.

Segundo o Estadão, o movimento teve início logo após o STF considerar inconstitucional o marco temporal das terras indígenas, gerando uma reação imediata de políticos conservadores. Mas essa aliança vai além das terras indígenas e abrange uma série de pautas que opõem essas frentes ao STF.

Dirigentes da FPA, da bancada evangélica e da bancada da segurança pública planejam se reunir em Brasília na próxima semana para definir uma estratégia conjunta. A ideia principal é pressionar o Senado a aprovar o marco temporal das terras indígenas e dar um “ultimato” ao STF.

Para o deputado Alberto Fraga (PL-DF), a Câmara e o Senado precisam “tomar providências” para conter o “ativismo judicial” dos magistrados. “O Supremo ultrapassou todos os limites e está usurpando as funções do Congresso”, declarou.

Deixe sua opinião: