Cidadãos brasileiros terão isenção de visto para viagens à China
China isentará de visto, por 30 dias, cidadãos do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai

A China implementará, em caráter experimental, uma política de isenção de vistos para cidadãos de cinco países da América Latina. O anúncio foi feito pelo presidente Xi Jinping durante a abertura do IV Fórum Ministerial China-Celac, embora, na ocasião, os países beneficiados não tenham sido especificados.
A confirmação de que o Brasil está entre os contemplados veio nesta quinta-feira. Além dos brasileiros, cidadãos da Argentina, Chile, Peru e Uruguai também poderão entrar na China sem visto para viagens de até 30 dias, desde que a visita seja por motivos de negócios, turismo, visitas a parentes e amigos, intercâmbio ou em trânsito.
De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, a nova política entrará em vigor em 1º de junho de 2025 e permanecerá válida até 31 de maio de 2026.
“A China continuará comprometida com uma abertura de alto nível ao mundo e adotará novas medidas para facilitar o intercâmbio de pessoas com outros países”, afirmou Lin em coletiva de imprensa. Ele também convidou cidadãos estrangeiros a aproveitarem a nova política, ressaltando que “visitem a China com mais frequência, vejam e vivenciem uma China colorida, vibrante e cheia de vida”.
Durante o fórum, o chanceler chinês Wang Yi declarou que a China intensificará o intercâmbio cultural e o aprendizado mútuo entre civilizações. Ele também destacou planos para ampliar a cooperação entre universidades, centros de pesquisa, meios de comunicação e governos locais.
Como parte desse esforço, o país continuará promovendo iniciativas como o Fórum de Amizade Popular China-América Latina e Caribe e o Fórum de Cooperação de Governos Locais, visando fortalecer os laços e superar barreiras culturais por meio do diálogo e da aproximação entre os povos.
Deixe sua opinião: