Absurdo, grotesco: o réu Bolsonaro exibe o próprio intestino em foto repulsiva
A publicação da imagem gerou críticas, inclusive entre apoiadores

O réu por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonar,o causou forte repercussão ao divulgar, na noite deste sábado (3), uma imagem explícita de sua cirurgia abdominal em suas redes sociais. Na foto, é possível ver seu intestino e outros tecidos viscerais expostos durante o procedimento médico, realizado em Brasília. A publicação foi acompanhada da legenda: “Como estavam as alças intestinais após o acesso à cavidade abdominal e liberação parcial das aderências.”
Bolsonaro está internado desde 12 de abril no hospital DF Star, onde foi submetido a uma cirurgia para tratar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, sequelas da facada sofrida em 2018. Desde o início da internação, o ex-presidente tem publicado vídeos e fotos de sua rotina hospitalar, inclusive direto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que muitos interpretam como parte de uma estratégia de comunicação em meio à crescente pressão judicial.
Ele é réu por tentativa de golpe de Estado e pode ser julgado e preso nos próximos meses. A publicação da imagem gerou críticas, inclusive entre apoiadores, que consideraram o conteúdo desnecessariamente gráfico e inadequado.
“20 horas de sábado. A hora que as pessoas estão comendo uma pizza. Uma jantinha ou churrasquinho com a família. Me abre o celular e tem as entranhas do Bolsonaro pra fora. Mude tua assessoria, capitão. Tão te levando pro abismo”, escreveu um simpatizante nas redes sociais. Outro comentou: “Com todo respeito, esta imagem não deveria ter sido postada. Nós sabemos o que o Bolsonaro vem passando, mas esta imagem passou do tom.”
Histórico de internações
Desde que sofreu o atentado em setembro de 2018, Jair Bolsonaro passou por um longo histórico de internações e cirurgias. Ao todo, foram 16 internações e 7 procedimentos cirúrgicos. Apenas entre 2022 e 2025, já foram 8 internações — mesmo número registrado entre 2018 e 2021.
A atual internação, iniciada em abril de 2025, é a segunda do ano. Na ocasião, Bolsonaro foi transferido do Rio Grande do Norte para o DF Star, onde passou por uma cirurgia de 12 horas e, depois, uma segunda intervenção. Ele segue internado há cerca de 20 dias e, durante esse período, chegou a receber uma intimação do Supremo Tribunal Federal (STF) enquanto estava na UTI.
Confira a cronologia de internações desde 2022:
De 2022 a 2025:
2025: 2 internações (abril e maio)
2024: 2 internações (março e maio)
2023: 2 internações (agosto e setembro)
2022: 2 internações (janeiro e novembro)
De 2018 a 2021:
2021: 3 internações
2020: 1 internação
2019: 3 internações
2018: 1 internação (após facada em setembro)
Além das hospitalizações por complicações da facada, Bolsonaro foi internado em 2024 para tratar um quadro de erisipela e obstrução intestinal, com passagens por São Paulo e Manaus. Em 2023, também passou por cirurgias no abdome, hérnia de hiato e desvio de septo.
A sequência de internações, aliada à crescente exposição pública da rotina médica, tem alimentado debates sobre os limites da comunicação política em meio a crises pessoais e institucionais.
IMAGEM FORTE
Veja também: Vá para o inferno, Bolsonaro. É o que diz o jornalista Ricardo Noblat
Deixe sua opinião: