Política

Trump defende Bolsonaro e Lula responde: “esse país tem lei, dê palpite na sua vida e não na nossa”

Trump havia defendido Bolsonaro, chamando o processo por golpe de Estado de “caça às bruxas”


Reprodução Trump defende Bolsonaro e Lula responde: “esse país tem lei, dê palpite na sua vida e não na nossa”
Trump disse o que não devia, ouviu de Lula o que não queria

Donald Trump disse que o processo contra Jair Bolsonaro por tentar um golpe de Estado é uma “caça às bruxas” e o Brasil “está agindo de forma terrível no tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro”. “Esse país tem lei. Dê palpite na sua vida e não na nossa”, respondeu o presidente Lula.

A resposta do presidente brasileiro ocorre após às ameaças de Donald Trump aos países que apoiarem os Brics. Desta vez, o mandatário dos EUA anunciou, novamente por meio de sua rede social, que os que apoiarem o bloco econômico e uma possível desdolarização teriam que pagar um adicional de 10% de tarifas internacionais.

Mas não só. Trump também divulgou em sua rede, a Truth Social, opiniões a respeito do processo contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Ignorando todo o processo, com as acusações e provas de atentado e crimes, Donald Trump disse que “o Brasil está agindo de forma terrível no tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro” e que a eleição no Brasil “foi muito acirrada e, agora, ele (Bolsonaro) está liderando as pequisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político”.

Ao ser questionado sobre a ameaça tarifária aos países do Brics e aliados, na tarde desta segunda (07), o presidente Lula disse não considerar “uma coisa muito responsável e séria um presidente da República de um país do tamanho dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo através da internet”.

“Não queremos imperador. Nós somos países soberanos”, lembrou o presidente brasileiro.

“Muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais, sinceramente. Tem outras formas para um presidente de um país do tamanho dos Estados Unidos falar com outros países”, disse, ainda, Lula, sobre a ameaça de novas retaliações.

Em seguida, o presidente foi perguntado sobre a defesa de Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro no processo de golpe de Estado. Sobre isso, Lula preferiu não comentar o post de Donald Trump, diretamente, mas deu um recado:

“Esse país tem lei, esse país tem regra, esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida e não na nossa.”

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: