G20 Brasil 2024

Wellington Dias abre reunião do G20 e coloca o Piauí na proa do combate à fome

Discurso marcou a terceira reunião técnica do G20, que acontece em Teresina até 24 de maio.


Foto: Roberta Aline/MDSWellington Dias

A reunião técnica do G20 teve início nesta quarta-feira (22), no Centro de Convenções de Teresina. Em seu discurso de abertura, o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias saudou todos os presentes e pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas que tiveram suas vidas alastradas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Ao lado do governador do Piauí, Rafael Fonteles, Dias ratificou no principal fórum de cooperação internacional presidido pelo Brasil o escopo da reunião baseado na discussão de uma aliança global contra a combate à fome e à pobreza, que será votada em novembro, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, Wellington saudou a todos e todas presentes e deu ênfase ao Piauí enquanto um dos estados que mais mudou nos últimos 20 anos devido a aplicação de políticas sociais. Os números foram comprovados pela pesquisa realizada pelo PNUD. Relembre.

“É uma grande honra participar da abertura desta terceira reunião da força-tarefa do G20 para o estabelecimento de uma aliança global contra a fome a pobreza é para mim um momento muito especial como este que me leva a recebe-los em Teresina, capital do meu estado natal, Piauí”, disse Dias.

Como exemplo prático dos processos implantados e que fizeram com que Teresina sediasse pela primeira vez um evento internacional deste porte, Dias trouxe novamente à voz o município de Guaribas, cidade que serviu de modelo para construção do Fome Zero e Bolsa Família na promoção da redução da desigualdade e extrema pobreza histórica. Confira parte do discurso do ministro:

 “Há apenas 20 anos, o Piauí era o estado mais pobre do Brasil. Hoje, graças a um progresso acelerado e inclusivo, conseguiu elevar significativamente a renda dos mais pobres e teve crescimento acelerado que a média brasileira em praticamente todos os indicadores. Essa transformação é um testemunho poderoso do que pode ser alcançado com políticas públicas eficazes e um compromisso genuíno com a justiça social”.

“Posso dizer que a transformação alcançada no Piauí que passou de um índice de desenvolvimento muito baixo, para um índice alto foi uma combinação de esforços entre o governo federal, estadual trabalhando juntos também com os municípios e em um plano consistente de longo prazo”.

No centro simbólico dessa transformação está Guaribas, um pequeno município no interior do Piauí conhecido como berço do Fome Zero e do Bolsa Família. Há 20 anos, tendo Guaribas como símbolo, o presidente Lula e o então ministro José Graziano inauguraram este programa de renda condicionado que desempenhou um papel crucial na redução da pobreza extrema e inclusão social no estado e em todo o Brasil, inspirando dezenas de ações similares em todo o mundo”, disse Dias.

Deixe sua opinião: