Pensar Piauí

Vídeo: Grávida, advogada que defende mulheres é alvo de atentado no RS

Criminosos incendiaram o carro de Laura Cardoso, que atua na defesa de mulheres em casos que envolvem, por exemplo, feminicídio e violência doméstica

Foto: ReproduçãoAdvogada feminista Laura Cardoso é alvo de atentado no RS
Advogada feminista Laura Cardoso é alvo de atentado no RS

A advogada Laura Cardoso, que atua na defesa de mulheres em casos que envolvem, por exemplo, feminicídio e violência doméstica, foi alvo de um atentado na noite do domingo (19) em Pelotas (RS). Criminosos incendiaram o carro da advogada que estava estacionado em frente ao prédio em que mora com seu companheiro. 

Laura, que está grávida com 39 semanas de gestação, ficou extremamente abalada com o ocorrido e diz que o ataque se deu como uma tentativa de silenciá-la com relação ao seu trabalho de defesa dos direitos das mulheres.

"Trabalhar com perspectiva de gênero e violência contra a mulher não é fácil. A gente sabe que enfrenta o sistema, mas acho que a gente não dimensiona como isso pode afetar nossa vida, nossa família e que pode ganhar proporções muito maiores do que a gente pode imaginar", disse, aos prantos, em vídeo publicado no Instagram nesta segunda-feira (20). 

Segundo a advogada, seu carro estava parado próximo ao prédio em que vive num momento em que outros veículos passavam pela rua. Dois homens chegaram em uma motocicleta, um deles desceu, quebrou o vidro do carro com uma marreta de construção civil e ateou fogo no veículo utilizando um galão de 5 litros de gasolina. Nada foi roubado. 

Um vizinho de Laura quem a alertou sobre o atentado após ouvir o barulho dos vidros do carro sendo quebrados. Imediatamente o homem desceu do apartamento e apagou o incêndio usando um extintor. Os criminosos, que já tinham fugido, ainda não foram localizados e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. 

"Eu não vou parar o que eu estou fazendo. Eu sei que meu trabalho é importante para outras mulheres e o que aconteceu não vai me amedrontar. De certa forma, se isso aconteceu é porque meu trabalho tem repercutido positivamente na vida das mulheres (...) Isso não vai ficar assim. Se fosse em outro momento da minha vida eu estaria abalada, mas não tão abalada quanto estou agora. Já é cruel demais um atentado contra uma mulher no exercício de sua profissão, ou qualquer mulher, mas uma mulher grávida de 39 semanas é muito desumano. É muito cruel. Mas eu ainda acredito na força do amor. O amor é revolucionário, eu sei a importância do meu trabalho e vou continuar fazendo", garantiu Laura Cardoso. 

Apesar de já estar contanto com proteção policial, a advogada informou que vai se mudar de Pelotas ainda esta semana, até para que possa dar à luz ao bebê que espera com mais segurança. 

Ação da OAB-RS e solidariedade

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) prestou solidariedade a Laura Cardoso após o atentado e prometeu atuar para que os responsáveis sejam punidos. 

O presidente da seção gaúcha da Ordem, Leonardo Lamachia, já entrou em contato com a advogada e irá a Pelotas na terça-feira (21) para acompanhar pessoalmente as investigações do caso. 

“Quem desrespeitar ou tentar intimidar qualquer advogada ou advogado que fique sabendo: terá que enfrentar a força institucional da OAB/RS e de toda a nossa classe”, asseverou Lamachia.

Através das redes sociais, políticos, entidades e colegas de advocacia prestaram solidariedade a Laura Cardoso e sua família. Confira abaixo parte da repercussão. 

Com informações da Forum

ÚLTIMAS NOTÍCIAS