Pensar Piauí

Ultramaratonista Camila Matte tirou a própria vida, aponta Polícia Civil

Ela foi encontrada sem vida na última terça-feira (16).

Foto: ReproduçãoCamila Matte
Camila Matte

 

A Polícia Civil revelou avanços significativos na investigação da morte de Camila Matte, a ultramaratonista de 44 anos encontrada sem vida na última terça-feira (16). As autoridades agora consideram a hipótese de suicídio com base em evidências, incluindo imagens da atleta comprando álcool no dia do desaparecimento e mensagens de despedida enviadas ao marido.

Camila Matte desapareceu no domingo (14) e seu corpo foi descoberto com queimaduras na área rural de Leme, localizada a 188 km de São Paulo. O delegado João Pinheiro Neto, responsável pelo caso, apresentou os resultados da investigação em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (19). As marcas de queimaduras estavam concentradas no rosto e no tórax da atleta, sem outros sinais de lesões ou traumas.

A polícia, a partir da localização do corpo, reconstituiu os últimos momentos de Camila. Imagens mostram a ultramaratonista comprando álcool em um estabelecimento comercial, dirigindo sozinha em um posto de combustível na rodovia Anhanguera (SP-330) e, finalmente, seu corpo foi localizado a menos de 200 metros do último registro visual.

No estabelecimento comercial, Camila foi registrada comprando álcool sozinha. O delegado descreveu detalhes do momento, desde sua busca até a leitura cuidadosa do tipo de álcool antes de efetuar a compra. A investigação revelou uma mensagem de despedida no celular do marido, proveniente do telefone de Camila. O delegado enfatizou que não há indícios de fraude na comunicação, destacando que o casal enfrentava uma crise no relacionamento e buscava acompanhamento psicológico.

Orientações para Buscar Ajuda em Saúde Mental

Se você ou alguém que conhece está enfrentando dificuldades emocionais ou psicológicas, existem várias opções de ajuda disponíveis:

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Para assistência emocional imediata, o CVV oferece um serviço gratuito e confidencial, disponível 24 horas por dia. O contato pode ser feito por e-mail, chat no site do CVV ou pelo telefone 188.

Canal Pode Falar

Este canal, uma iniciativa do Unicef, é dedicado a adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos, oferecendo suporte por meio do WhatsApp. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Sistema Único de Saúde (SUS)

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do SUS proporcionam cuidados a pacientes com transtornos mentais. Existem unidades especializadas para crianças e adolescentes. Na cidade de São Paulo, há 33 Caps Infantojuvenis. Os endereços das unidades podem ser encontrados neste link.

Mapa da Saúde Mental

Este site apresenta um mapeamento de unidades de saúde e iniciativas gratuitas para atendimento psicológico, tanto presencial quanto online. Também fornece materiais educativos sobre transtornos mentais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS