Pensar Piauí

Reisado de Boa Hora: Fé, amor e devoção

O documentário é do Entrecultura em parceria com a Respira filmes

Foto: You TubeReisado
Reisado

Do EntreCultura

Com realização do Entrecultura em parceria com a Respira filmes, o documentário “Reisado de Boa Hora: Fé, amor e devoção”, é lançado hoje (29) e retrata o tradicional Festejo de Santo Reis, mais conhecido como Reisado da Boa Hora que há mais de 100 anos resiste ao tempo. Uma Manifestação cultural de fé e tradição, o reisado é um dos eventos mais marcantes do Piauí e começa logo no dia 01 de janeiro.

O Entrecultura está em festa com o lançamento de seu documentário. A produção acompanhou todo o reisado que acontece na cidade de Boa Hora-PI do dia 01 até o dia 06 de janeiro que é dia de reis. A fé nos Santos Reis é grande e as graças alcançadas pelo povo são muitas, a cada ano as promessas são renovadas, contribuindo para o fortalecimento dessa cultura que ganhou força e destaque ao passar dos anos, se transformando na maior festa cultural e religiosa do estado.

O Grupo de Reisado que é formado por: cantadeiras, caretas, dançador, sanfoneiro e mandador, percorre quilômetros noite adentro, visitando as casas e levando a imagem de Santo Reis como forma de abençoar a residência que recebe a visita e arrecadar dinheiro para o pagamento de todos os custos de um grupo de Reisado.

O documentário reúne depoimentos e testemunhos de fé da comunidade que faz questão de manter viva essa festividade e conta um pouco sobre a tradição e história do Reisado de uma maneira bem afetiva.

Mariana Paz, produtora cultural e diretora da plataforma Entrecultura, conta sobre a experiência de fazer um documentário sobre o reisado de Boa Hora: “Como produtora cultural me sinto extremamente honrada em ter colaborado junto com o Entrecultura para realização desse documentário tão especial, a  Respira filmes que fez a produção e o resultado esta muito lindo!  Pessoalmente é um presente que o Entrecultura me deu, um presente de amor, um presente espiritual. O filme tá incrível e a gente deve sempre manter esse vínculo com a nossa cultura e nossas raízes. Salve a cultura popular! Salve o reisado de Boa hora! Aproveitem!”

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS