Pensar Piauí

Lula e a vaidade, o pecado favorito do diabo

O que ele fez para não parecer mais velho do que é

Foto: Ricardo StuckedLula
Lula

Por Ricardo Noblat, jornalista, no Metrópoles  

Tem uma cena memorável no filme “Advogado do Diabo”, de 1997, estrelado por Al Pacino, que conta a história do diabo na pele de um bem-sucedido advogado de Nova Iorque.

Depois de possuir e de perder a alma de um talentoso colega do interior, atraído por ele para defender suas causas, o diabo a recupera no final e comenta com malícia:

“A vaidade é, definitivamente, meu pecado favorito!”

É o pecado da vaidade que explica as revelações feitas ontem por Lula sobre seu sofrimento com as dores nos quadris que o levarão a ser operado na próxima sexta-feira (29).

Lula disse que não será visto de andador ou de muleta após a cirurgia:

“O [secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual, Ricardo] Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou ‘não vou filmar você de andador’. Então significa que vocês não vão me ver de andador, de muleta, vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado”.

Lula disse que não se operou logo após as eleições presidenciais para não acharem que ele estava “velho” e não transmitir uma imagem de fragilidade:

“A verdade é que estou com essa dor desde agosto do ano passado. Durante a campanha, naquela cena que me viam pulando no carro de som, vocês não sabem a dor que eu sentia. Mas eu pulava porque era preciso animar as pessoas.

Eu queria operar logo depois das eleições. Bem, eu disse, se eu operar agora, vocês vão dizer ‘o Lula está velho, ganhou as eleições e já está internado’.”

A explosão de sinceridade de Lula pode custar-lhe votos entre os que usam muletas e andadores. Isso não os enfeia nem envelhece.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS