Governo do Piauí - Notícias

Adapi autua e realiza descarte de pescado irregular apreendido pela PRF em Piripiri

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), participou, nessa sexta-feira (4), da condução dos procedimentos sanitários relacionados à apreensão de mais de uma tonelada de

  • sábado, 5 de julho de 2025
  • Admin

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), participou, nessa sexta-feira (4), da condução dos procedimentos sanitários relacionados à apreensão de mais de uma tonelada de pescado realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Piripiri.

A carga, composta por camarão e manjubinha, era transportada em dois ônibus oriundos de Parnaíba (PI) com destino a Brasília (DF), sem certificação sanitária de origem e de forma inadequada, no bagageiro dos veículos e sem refrigeração.

Foto: PRF

Após a abordagem e constatação da irregularidade, a PRF acionou a Gerência de Trânsito da Adapi para orientações técnicas quanto à destinação da carga. A agência determinou o recolhimento do pescado para Teresina, onde foram adotadas as providências legais de autuação, apreensão e destruição do material, conforme prevê a legislação sanitária vigente.

Foto: Ascom Sada

Foram lavrados dois autos de infração: um pela ausência de certificação sanitária e outro pelo transporte inadequado do pescado, que estava acondicionado em sacos de estopa e caixas de papelão, sem as condições térmicas exigidas para o transporte seguro de alimentos.

Atuaram pela Adapi a gerente de trânsito, Daniela Rabelo, a fiscal Joselia Sousa e o servidor Luís, além do agente da PRF Sousa Pontes, responsável pela abordagem inicial.

Foto: Ascom Sada

A Adapi destaca a importância da certificação sanitária como garantia de que produtos de origem animal cumpram requisitos de qualidade e segurança alimentar, além de assegurar a rastreabilidade desses produtos. O transporte de pescado, por exemplo, exige temperaturas controladas para evitar contaminações e preservar a saúde do consumidor.

A agência também reforça o alerta à população para que consuma apenas produtos devidamente inspecionados, identificados com selo de inspeção oficial, e denuncie o comércio de produtos clandestinos.

Foto: Ascom Sada
Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: