Jornal Nacional exibe trechos dos discursos de Lula e Dilma no ato das centrais
O telejornal destacou que as centrais optaram por atos virtuais em razão da pandemia, ao contrário do que fizeram os apoiadores de Jair Bolsonaro

O Jornal Nacional, da Globo, quebrou neste sábado (1º) a campanha de notícias negativas que promove contra o PT e exibiu declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidenta Dilma Rousseff sobre o Dia dos Trabalhadores.
Durante reportagem sobre os atos do primeiro de maio, o JN destacou que as centrais sindicais e movimentos de oposição evitaram promover aglomerações em razão da grave situação da pandemia de Covid-19.
“O Vale do Anhangabaú ficou vazio. Pelo segundo ano consecutivo, as centrais sindicais organizaram um evento pela internet com shows de artistas e exibição de mensagens de políticos de diferentes correntes e partidos”, disse a apresentadora Mariana Gross.
Na sequência, foram exibidos trechos dos discursos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT), além das falas do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).
“O Brasil, o povo, as trabalhadoras e os trabalhadores, as crianças, os jovens e os aposentados não deveriam estar passando por tanto sofrimento. Minha indignação diante de tanta injustiça é muito grande. Mas ainda maior que a indignação é a minha confiança no povo brasileiro. Ele é maior do que essa gente que está destruindo nosso país. O Brasil vai dar a volta por cima. Não podemos perder a esperança”, disse o ex-presidente Lula no trecho exibido pelo telejornal.
“Lutaremos por reconstrução do Brasil e sabemos que isso deve começar pela garantia de vacina pública e gratuita para todos, uma renda emergencial de no mínimo R$ 600, extinção de emenda do teto de gastos e defesa intransigente da soberania nacional”, afirmou Dilma no trecho exibido.
O JN mostrou o momento em que Ciro Gomes defende um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, “capaz de despertar e mobilizar as nossas energias produtivas e criativas mais profundas. Se desenharmos juntos novas formas mais eficientes, mais duradouras”.
No Twitter, internautas comentaram a mudança de postura do principal telejornal da Globo, que é uma principais agentes do golpe de 2016 e da perseguição e prisão de Lula em 2018. Confira algumas reações:
CUT, CUFA, MST, Lula, Dilma, FHC e Ciro, tudo junto e misturado no Jornal Nacional, neste 1o. De Maio. Até com trecho do discurso de Lula, texto lindo: "O povo brasileiro é maior do que essa gente que está destruindo o Brasil". Quase caí do sofá, de alegria. O Gigante desperta.
— Hildegard Angel (@hilde_angel) May 2, 2021
Jornal Nacional suspendeu seu boicote ao PT e exibiu hoje declarações de @LulaOficial e @dilmabr sobre o dia dos trabalhadores com críticas ao governo Bolsonaro. Eis os trechos exibidos: pic.twitter.com/sdLAOQ6PIN
— Aquiles Lins (@linsaquiles) May 2, 2021
JN pasando o pronunciamento dos verdadeiros presidente no primeiro de Maio dia do trabalhador ??? pic.twitter.com/Ald2LQr7IY
— Carlos Castro (@Carloscastrocjs) May 2, 2021
@LulaOficial no Jornal Nacional. Isto nao tem preço. Valeu @redeTVT #LulaPresidente2022 #LULA pic.twitter.com/1pl22UumJe
— Fala Dalecio #DespejoZero (@andersondalecio) May 2, 2021
Jornal Nacional, sempre atrasado quando convém. 5 anos depois do golpe que ajudou a protagonizar, conseguiu escrever PRESIDENTA. Antes parecia tão difícil... pic.twitter.com/sEXNkDSecG
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) May 2, 2021
É a 1a vez desde 2015 q o @jornalnacional exibe fala de Dilma Roussef, Ali Kamel tentou cancelar a ex-presidenta e apagar seu legado da história, não conseguiu.
— Pato Cosmonauta USE MÁSCARA PFF2 E FIQUE EM CASA (@CosmonautaPato) May 2, 2021
(Alguém mostre a legenda PRESIDENTA p Carmem Lúcia, q zombou do título p agradar os Marinho) pic.twitter.com/xXEN2fgU7o
Deixe sua opinião: