Política

Estados Unidos dificulta a candidatura do ex-presidente Lula

Em ascensão nas pesquisas, Lula defende que a América Latina atue como um bloco independente nas relações internacionais

  • sábado, 28 de agosto de 2021

Foto: Montagem pensarpiauíEUA não quer Lula
EUA não quer Lula

O cartunista e ativista Carlos Latuff, em entrevista a TV 247, afirmou que o governo de Joe Biden, nos Estados Unidos, busca dificultar a candidatura do ex-presidente Lula. Em ascensão nas pesquisas, Lula defende que a América Latina atue como um bloco independente nas relações internacionais.

O pré-candidato do PT criticou o discurso do presidente americano sobre a América Latina: “é quase como se fosse um discurso de dominação: 'você não pode crescer. Eles não podem ter soberania’”.

Para Latuff, os Estados Unidos atuam no sentido de impedir a autodeterminação da região, principalmente em países como Venezuela e Cuba. “Um dos pontos marcantes do governo Lula foi a política internacional, que fez com que o Brasil se destacasse bastante. O governo Lula criou o bloco econômico BRICS, se aliou à Venezuela de Hugo Chávez, que também tinha uma linha de se afastar da esfera de influência dos Estados Unidos. E os Estados Unidos começaram a trabalhar para a desestabilização desses governos. O Brasil talvez tenha sido um dos últimos a sofrer esse processo, após Venezuela, Bolívia, Paraguai, Honduras e Argentina. Então, a prisão do Lula não foi uma coisa somente local. Isso teve interesses da Casa Branca”, disse.

A interferência da Casa Branca na política brasileira se dá através dos militares, que apoiam o projeto golpista de Jair Bolsonaro, explicou o cartunista. “Costumo dizer inclusive que os militares, quando ameaçam as instituições caso o Lula seja eleito, isso também tem a ver com orientações da Casa Branca. Não é à toa que a CIA tem visitado o Brasil e se encontrado com o Bolsonaro”, completou. 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: