Pensar Piauí

Dois anos depois! Parada do Orgulho LGBT volta às ruas de SP falando de eleições

O evento conta com a participação da cantora Pabllo Vittar, Mateus Carrilho, Ludmilla, Liniker, Maju, Gretchen, Tiago Abravanel, Lexa e Luiza Sonza

Foto: FórumParada LGBT
Parada LGBT

 

Fórum - Dois anos depois a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo está de volta às ruas e a sua 26ª edição acontece neste domingo (19) a partir das 10h na Avenida Paulista. Os trios começam a circular as 12h e irão percorrer o tradicional trajeto até a Praça Roosevelt, no centro da capital paulista. 

Este ano o tema da Parada LGBT de São Paulo é "Vote com orgulho - Por uma política que representa". Com este tema, o evento, que é considerado o maior do mundo e reúne milhares de pessoas, quer incidir no voto e claro, consequentemente, na eleição dos parlamentares, governadores e presidente da República.  

Uma das atrações da Parada este ano é a cantora Pabllo Vittar, que deve puxar coro contra o presidente Bolsonaro e, assim como tem feito em praticamente todos os shows, puxar coro em apoio ao pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva. 

Bolsonaro e a destruição das políticas pró-LGBT 

Ao trazer o tema do voto e representatividade para o centro da discussão, a Parada LGBT de SP acerta, pois, ao se tornar presidente da República, Jair Bolsonaro descontinuou todas as políticas LGBT que foram criadas durante as gestões de Lula (2002-10) e Dilma Rousseff (2010-16). 

Mas, além da questão do voto presidencial, também está em jogo a eleição de deputados estaduais e federais, senadores e governadores e, a depender do Congresso Nacional que for eleito, a vida das LGBTQIA+ pode ficar ainda pior. Sim, isso é possível. 

Falar do voto e da representatividade também é importante na composição das Assembleias Legislativas. Nos últimos anos, dezenas de projetos que tinham por objetivo criminalizar a vida LGBT pipocaram nas Assembleias ao redor do Brasil. Portanto, a comunidade LGBT, ao ser provocada a refletir sobre o seu voto, também é chamada à responsabilidade de evitar a eleição de parlamentares LGBTfóbicos e eleger LGBTs e aliados. 

Derrotar Bolsonaro e a extrema direita, além de garantir a permanência do sistema democrático, é também avançar na pauta dos Direitos Humanos e, em específico, nas LGBTQIA+. 

Outras atrações 

Além de Pabllo Vittar, também participam da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo: Mateus Carrilho, Ludmilla, Liniker, Maju, Gretchen, Tiago Abravanel, Lexa e Luiza Sonza. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS