Pensar Piauí

Cidades empurram os trabalhadores para a periferia, critica Gervásio Santos

Candidato do PSTU defende que Teresina priorize sua população ao invés das mercadorias e especulação imobiliária

Foto: DivulgaçãoGervasio Santos e o presidente do CAU-PI, Wellington Camarço
Gervásio Santos e o presidente do CAU-PI, Wellington Camarço

Uma cidade deve ser planejada para que a maioria da sua população possa habitar, viver e ter condições de lazer. Assim se pronunciou o candidato do PSTU à prefeitura de Teresina em seu debate com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Piauí (CAU/PI), na manhã dessa quarta-feira (21).

"Infelizmente, Teresina é voltada apenas para a circulação de mercadorias e a especulação imobiliária, em consonância com a ordem capitalista", disse o candidato. Para ele, não há uma preocupação com a acessibilidade, a construção de moradias populares e a preservação da identidade histórica e cultural, além do meio ambiente.

Gervásio afirmou que a classe trabalhadora é expulsa do centro urbano e levada para a periferia, onde não há saneamento básico, infraestruturas e a sua locomoção ao centro da cidade e, até mesmo, ao trabalho, custa tempo e gastos com passagens de ônibus.

"O PSTU defende um planejamento urbano que se preocupe com a construção de obras que integre pessoas à sua cultura de viver, ao meio ambiente e, principalmente dê condições dos trabalhadores habitarem e viverem com condições dignas e com baixo custo", afirma Gervásio.

O candidato reafirma a criação dos Conselhos Populares em que a população terá condições de planejar a cidade que quer para morar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS