Pensar Piauí

Choquei é acusada de provocar morte de jovem de 22 anos após fake news

Jessica, que tinha depressão, tirou a vida após ser alvo de ataques nas redes sociais em decorrência de uma notícia falsa divulgada pela página

Foto: DivulgaçãoO influenciador Raphael Sousa, dono da Choquei, e Jessica Vitória Canedo e Whindersson Nunes
O influenciador Raphael Sousa, dono da Choquei, e Jessica Vitória Canedo e Whindersson Nunes

 

O perfil de fofoca Choquei, criado pelo influenciador Raphael Sousa, está sendo acusado de ter motivado a morte de Jessica Vitória Canedo, de 22 anos. A jovem foi apontada como affair do humorista Whindersson Nunes.

Jessica, que lutava contra a depressão, tirou a própria vida após ser alvo de ataques nas redes sociais em decorrência de uma notícia falsa divulgada pela página. No início desta semana, começaram a circular prints falsos de uma suposta conversa entre Whindersson e Jessica. No diálogo, a jovem apresentava receio em responder as “cantadas” do youtuber.

Um aviso do X (ex-Twitter), plataforma na qual a informação foi mais disseminada, diz que “a Choquei foi a maior promotora desta fake news”.

“Com mais de 30 milhões de seguidores em suas redes sociais, a página foi quem deu proeminência nacional com os prints forjados. Após a morte, eles deletaram os posts sem mea culpa”, afirma o comunicado.

Foto: Divulgação

X

Após o caso viralizar na web, Whindersson Nunes negou conhecer Jessica. Em seguida, ela criou um perfil no Instagram para esclarecer que também havia sido vítima de fake news.

Em um desabafo, a jovem explicou que estava passando por momentos delicados em sua saúde e deixou claro que não era responsável por criar as conversas falsas com o famoso, tampouco por compartilhá-las com perfis de celebridade.

Raphael Souza ironizou o texto explicativo da jovem. “Avisa para ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!”, disse o influenciador através de um comentário em um perfil de celebridades.

Foto: Divulgação

X2

Segundo internautas, a Choquei deveria ser responsabilizada e responder criminalmente pela morte de Jessica.

Em uma publicação no X, o youtuber Felipe Neto afirmou que a atitude da página é absolutamente inacreditável”.

“Todos os perfis de fofoca precisam de responsabilização em cima do que publicam. O que a Choquei e outros perfis fizeram nesse caso é absolutamente inacreditável. Nenhum pano pode ser passado. Nenhum”, disse. “Tem que ser resolvido na polícia e na Justiça”, acrescentou o influenciador digital.

 

Inês Oliveira, mãe da jovem, havia publicado um vídeo pedindo que parassem com os ataques à sua filha. Segundo Inês, Jessica já havia tentado tirar sua vida algumas vezes.

“Bom, gente, eu estou aqui em primeiro lugar como uma mãe que está passando por uma situação difícil com a sua filha. Porque publicaram uma mentira. A minha filha sofre de uma depressão muito séria, muito grave, já tentou [se matar], como hoje, a quarta vez já… Então eu venho aqui como mãe pedir para vocês: ‘gente, pelo amor de Deus, para de postar isso, minha filha nem tem redes sociais”, disse.

A mãe contou ainda que Jessica enfrentou um problema sério neste ano, mas não deu detalhes. “Esse ano ela já está sofrendo porque passou por um problema muito sério. Então eu estou pedindo a vocês: ‘pelo amor de Deus, parem. Não é fácil chegar em casa e encontrar a sua filha com o pescoço cortado, com os pulsos cortados e você ter que sair correndo pedindo ajuda”, completou, chorando.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS