Saúde

EUA anunciam envio de vacinas para o Brasil e mais 12 países

Estados Unidos enviarão doses dos imunizantes da Moderna, Pfizer e Johnson & Johnson e AstraZeneca para países da América Latina, incluindo o Brasil

  • quinta-feira, 3 de junho de 2021

Foto: ReproduçãoJoe Biden, presidente dos EUA
Joe Biden, presidente dos EUA, anuncia países que irão receber doação de vacinas 

O governo dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira (3) detalhes de um plano para doar 80 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a outros países até o final de junho. O primeiro lote será de 25 milhões de doses, e o Brasil está na lista de beneficiados.

Em comunicado, a Casa Branca explicou que, do total do primeiro lote, cerca de 19 milhões de doses serão distribuídas pelo Covax Facility, o consórcio global liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir o acesso mais igualitário às vacinas contra a covid-19.

Desse total, cerca 6 milhões de doses serão divididas entre Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Paraguai, Bolívia e países da América Central. Outras 7 milhões serão enviadas à países da Ásia, como a Índia, e 5 milhões para a África, em coordenação com a União Africana.

Os 6 milhões restantes serão enviados diretamente pelo governo dos EUA a países aliados, que estão enfrentando novos surtos ou que pediram ajuda diretamente a Washington. Nesse grupo estão, entre outros, México, Canadá, Coreia do Sul, Ucrânia, Iraque, Iêmen e regiões palestinas, como a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. Parte dessas vacinas também serão usadas para proteger trabalhadores das Nações Unidas que estão na linha de frente do combate à covid-19.

A Casa Branca explicou que a distribuição dos próximos lotes seguirá o mesmo critério — 75% das doses serão enviadas por meio do Covax e as 25% restantes em parcerias diretas entre os EUA e os países beneficiados.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: