Comunicação

“Armação da CNN”, emissora fez o jogo dos bolsonaristas?

A CNN repudia insinuações sobre reportagem e libera íntegra de conteúdo sobre ex-ministro


Foto: DivulgaçãoCNN se diz inocente

DCM - Novas imagens, sem cortes, das câmeras de segurança que mostram a ação de bolsonaristas no Palácio do Planalto no dia 8 de Janeiro revelam que a CNN Brasil editou os vídeos e pode ter distorcido fatos. Nas redes, a emissora está sendo acusada de praticar “armação”.

As imagens inicialmente exibidas pela emissora, sugerem que o agora ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, estaria orientando bolsonaristas durante o ataque. A CNN, no entanto, ignorou a cronologia da invasão e os horários das imagens.

As imagens na íntegra da Câmera 1 mostram uma concentração de simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) próximo ao gabinete presidencial. G. Dias, entretanto, surge por outro lado e caminha no local já sem golpistas.

A câmera 2 mostra o general andando pelas salas também já sem bolsonaristas. O vídeo completo confirma a versão de G. Dias, pela qual ele retira alguns terroristas da sala. Isso ocorreu às 16h29.

Também foram divulgadas imagens entre as 16h31 e 16h42 da mesma câmera, quando espaço já está completamente vazio. O vídeo mostra apenas alguns agentes do GSI e da Polícia do Planalto. Novamente, G. Dias aparece sozinho ao fundo do vídeo.

Também foram divulgadas imagens entre as 16h31 e 16h42 da mesma câmera, quando espaço já está completamente vazio. O vídeo mostra apenas alguns agentes do GSI e da Polícia do Planalto. Novamente, G. Dias aparece sozinho ao fundo do vídeo.

As imagens divulgadas pela CNN, descontextualizadas, foram utilizadas para alimentar a narrativa bolsonarista contra o governo Lula. Agora, após a divulgação dos novos vídeos, diversos internautas estão criticando a emissora.

Após a repercussão das novas imagens, “armação da CNN” foi parar nos Trending Topics do Twitter, uma ranking das expressões mais comentadas na plataforma.

O que diz a CNN:

CNN repudia insinuações sobre reportagem e libera íntegra de conteúdo sobre ex-ministro

A CNN repudia as insinuações do ex-ministro Gonçalves Dias sobre a reportagem que o levou à saída do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Diante das declarações do general, a CNN informa que a íntegra das imagens que envolvem o ex-ministro e os criminosos que invadiram o Palácio do Planalto está disponível em todas as suas plataformas

A CNN é a marca de maior credibilidade do jornalismo profissional no mundo. Em atividade desde 1980, leva informação responsável a mais de duzentos países.

A CNN tem compromisso somente com os fatos. E sempre fiscalizará quem, por dever de ofício, tem a mesma obrigação.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: