Pensar Piauí

Adidas bane venda de camisa da Alemanha por semelhança com tropa nazista

O modelo foi associado ao símbolo “SS”, da tropa de elite do exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial

Foto: ReproduçãoAdidas proíbe personalização do numero ’44’.
Adidas proíbe personalização do numero ’44’.

 

A Adidas, fornecedora oficial de uniformes esportivos, proibiu a personalização das camisas da seleção alemã com o número 44. O modelo lançado para a Eurocopa 2024, sediada na Alemanha, foi associado à tipologia que remete ao símbolo “SS”, da tropa de elite do exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa medida foi tomada após o historiador alemão Michael König destacar a semelhança entre o número 44 e a sigla “SS”, levantando questionamentos sobre a permissão do uniforme. A polêmica ganhou destaque quando imagens da camisa com o número 44 circularam nas redes sociais, suscitando debates sobre sua conotação histórica.

A fornecedora, em resposta, bloqueou a personalização das camisas vendidas em seu site e em outros e-commerces. A empresa negou qualquer intenção de associar a tipografia à simbologia nazista, reiterando seu compromisso contra o ódio e o extremismo.

O símbolo “SS”, representativo da tropa de elite nazista, tem uma história sombria associada aos crimes contra a humanidade cometidos durante o regime. Os campos de concentração, operados pelos agentes da SS, foram palco de atrocidades que resultaram na morte de milhões de pessoas.

Com informações do DCM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS