Pensar Piauí
Piauiense

Oscar de Barros

Piauiense

O que o brasileiro Raphinha sabe, conhece, sobre a torcida brasileira?

Foto: DivulgaçãoRaphinha
Raphinha

 

Por causa de uma lesão ligamentar no tornozelo direito, sofrida na vitória sobre a Sérvia, na estreia da Copa do Mundo, Neymar está fora dos próximos dois jogos da fase de grupos, contra Suíça, segunda-feira, e Camarões, sexta.

A contusão do atacante brasileiro é uma dos assuntos mais comentados na internet. Neymar tem sofrido críticas ácidas de internautas que chegam até a comemorar o afastamento do jogador do selecionado brasileiro. 

As críticas refletem o momento político do país. Às vésperas da eleição, Neymar se manifestou favoravelmente à reeleição de Jair Bolsonaro. Neymar também questiona juridicamente tributos que a Receita Federal cobra de si e de suas empresas. 

Em defesa de Neymar umas das publicações mais fortes foi a de outro jogador da Seleção Brasileira. O também atacante Raphinha saiu em defesa de Neymar e postou: "Torcedores da Argentina tratam Messi como um Deus. Torcedores de Portugal tratam Cristiano Ronaldo como Rei. Torcedores brasileiros torcem para Neymar quebrar a perna. Como é triste, o maior erro da carreira de Neymar é nascer brasileiro, esse país não merece seu talento e seu futebol", repostou Raphinha em seu Instagram. 

Torcedores brasileiros que criticam Neymar podem exagerar, podem não ter razão... ou não! 

Mas daí Raphinha afirmar que "o maior erro da carreira de Neymar é nascer brasileiro", é demais! 

Raphinha nasceu onde?

O verde e amarelo que ele veste significa o que ?

O Brasil já aplaudiu muito Neymar e, sei, continuará aplaudindo quando assim achar necessário. Mas o Brasil que aplaude também tem o direito de vair, criticar. 

É bom lembrar ao rico Raphinha que quem paga o salário dele e de Neymar é o torcedor. O torcedor que paga o ingresso do jogo, ou o torcedor que consome os produtos de marketing que sustentam o futebol. 

Se Raphinha não sabe, que fique sabendo, futebol é passional.

É paixão pura que provoca amor e ódio. E o jogador tem que estar preparado para ser idolatrado e para ser criticado. 

Em sua postagem, Raphinha citou argentinos (Messi) e portugueses (Cristiano Ronaldo) como exemplos. 

Mas eu fico com o Brasil. 

Nem sua majestade o Rei Pelé foi poupado de críticas em sua carreira (vide o milésimo gol, dedicado às criancinhas) pelos brasileiros. 

Mas o que o brasileiro Raphinha sabe, conhece, sobre a torcida brasileira ? 

O gaúcho Raphinha, nasceu em 1996, tem 25 anos.

No dia 7 de outubro de 2015, foi integrado ao elenco principal do Avaí. Mas sem jogar no futebol profissional brasileiro em, 2016, foi vendido pelo Avaí ao Vitória de Guimarães. De lá ele foi jogar no Sporting, Rennes, Leeds United e, por fim, Barcelona. 

No dia 13 de agosto de 2021, Raphinha foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, para as partidas contra Chile, Argentina e Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS