É CAMPEÃO! Piauí vence Fluminense e é campeão piauiense de futebol
O jogo ocorreu agora a tarde no Albertão

O Piauí Esporte Clube quebrou um jejum de 40 anos e se sagrou campeão estadual ao vencer o Fluminense-PI por 2 a 0 na tarde deste sábado, no estádio Albertão, em Teresina. Os gols da decisão foram marcados por Caíque e Felipe Pacajus, garantindo o sexto título piauiense do Enxuga Rato.
Além do troféu, a conquista rendeu ao Rubro-Anil um prêmio de R$ 150 mil, um automóvel e uma vaga direta na fase de grupos da Copa do Nordeste 2026.
O Jogo
A primeira etapa foi marcada pelo equilíbrio, mas o Fluminense-PI teve maior posse de bola e criou a melhor oportunidade. Aos 21 minutos, Veraldo fez jogada individual e rolou para Lucas Santos, que, sozinho dentro da área, desperdiçou a chance ao chutar para fora. O Piauí tentou responder explorando as jogadas pelas laterais, mas sem assustar a defesa adversária.
Na volta do intervalo, o Piauí mudou de postura e passou a aproveitar os erros do Vaqueiro. Logo no primeiro minuto, Caíque recebeu um passe, driblou a marcação e finalizou na saída do goleiro João Ciriaco para abrir o placar. Atrás no marcador, o Fluminense-PI tentou reagir, mas encontrou dificuldades diante da forte marcação do Enxuga Rato.
Nos minutos finais, o PEC sofreu com baixas por lesão, incluindo Caíque e Adílio, mas manteve o controle da partida. Para selar a conquista, Felipe Pacajus cobrou falta com precisão aos 50 minutos e balançou as redes, decretando o título para o Rubro-Anil.
Classificação para a Copa do Nordeste
Com o título, o Piauí garantiu presença na fase de grupos da Copa do Nordeste 2026. Já o Altos, melhor clube do estado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, disputará a fase preliminar da competição.
Agora hexacampeão estadual, o Enxuga Rato se isola como o quinto maior vencedor da história do Campeonato Piauiense.
Eu e o Piauí Esporte Clube
Nasci em Bocaina/PI, em 1962. Logo depois, aos 4 anos de idade fui para São Paulo, fazer tratamento médico. Fiquei por lá e desenvolvi uma louca paixão pelo Santos Fuitebol Clube mas sempre de olho nas coisas de minha terra, inclusive o futebol. Aprendi que aqui tinha Sima - um dos maiores artilheiros do mundo e que Teresina tinha dois grandes times - River e Flamengo, mas tinha também o Piaui Esporte Clube, o Auto-Esporte e o desativado Fluminense (do Belchior).
Em 1986 voltei para o Piauí e fixei residencia em Teresina. Fui trabalhar como reporter esportivo. Fiz matérias com todos os times da capital (e do interior também) e, por conta do nome, fui desenvolvendo um carinho especial pelo Piauí Esporte Clube (e haja bairrismo).
Fui repórter esportivo, dirigente da Federação de Futebol do Piauí e, por incrivel que pareça, vice-presidente do Piauí Esporte Clube, no início dos anos 2000. Por ai, dá para entender minha alegria no dia de hoje.
Mas preciso frisar. O último título do Piauí tinha sido em 1985, eu fixei residência em Teresina em 1986 e, só agora, 40 anos depois, pude dizer: - "É campeão!"
Assisti o jogo pela cidadeverde. Não fui ao Albertão por conta das duas muletas que uso para caminhar e as famosas barreiras arquitetonicas que os deficientes físicos conhecem bem. Isso não diminue a alegria e o entusiasmo de ver o Piauí campeão do estado.
- Da-lhe Enxuga Rato
E que venha a Copa do Nordeste!
Deixe sua opinião: