Pensar Piauí
Advogado

Luzinaldo Soares

Advogado

O Ministro Paulo Guedes e o filme "Parasita"

Foto: Google ImagensParasitas
Parasitas

Assistie ao filme "PARASITA" - grande ganhador do Oscar - coincidentemente, na mesma semana que o Ministro da Economia Paulo Guedes chamou os servidores públicos de "parasitas", demonstrando total descaso com médicos, policiais, professores, e outros funcionários públicos que dão a vida pelo país e pelo bem do povo.

Pois não é que o filme tem uma relação bem forte com o nosso atual Ministro da Economia? Sim, porque Guedes é o "pit bull" do mercado dentro do governo. Ele é o "testa de ferro" dos empresários e rentistas do mercado financeiro, exatamente aqueles que querem reduzir a pó os direitos dos trabalhadores brasileiros e destruir o estado de bem estar social brasileiro.

Na verdade, o objetivo maior dele, o famoso "mercado", é dinamitar o novo Brasil inaugurado com a Constituição de 88 e, com isso, impedir que milhões de brasileiros tenham oportunidades e saiam da pobreza.

Se fizermos um paralelo com o filme, o Ministro pode ocupar muito bem o lugar do empresário que é o dono da casa onde os empregados "parasitas" vão trabalhar, e que possui um bunker secreto onde mora um miserável. Esse personagem do filme personifica o ódio das elites contra os pobres e miseráveis. Ele não consegue sequer sentir o cheiro de um cidadão humildade que demonstra nojo e repulsa. Para ele, só os cidadãos da sua classe é que merecem boa vida e oportunidades. O resto, tem que viver no porão, ou mesmo no lixo.

O filme é muito bom para ilustrar como é esse capitalismo que avança pelo mundo de hoje e que já chegou ao Brasil. É um capitalismo sem qualquer pudor, sem qualquer preocupação com os trabalhadores, e totalmente averso a solidariedade, fraternidade e justiça social. Eu já sabia que seria assim. Guedes nunca escondeu quem é e quem foi, e o que queria fazer. Sempre foi o neoliberal radical que odeia o Estado, e, por tabela, os servidores públicos. O que causa espanto é a grande quantidade de servidores públicos que votaram no atual Presidente, que nomeou Guedes. O que queriam essas pessoas com um candidato neoliberal? Eles estão fazendo exatamente o que prometeram. Mais ainda dá tempo de mudar de ideia e enfrentar esses "parasitas" do povo brasileiro.

OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do pensarpiaui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS