Pensar Piauí
Sociólogo, Professor aposentado da UFPI

Antonio José Medeiros

Sociólogo, Professor aposentado da UFPI

"Gualbertinho era uma pessoa integra, ética", Antônio José Medeiros

Foto: DivulgaçãoAntônio José, Martinho, Josué Lustosa, Ribamar Santos, Luiz Edwirges, Zé Alfredo, Raimundo Lima, Adalberto Pereira, Merlong Solano, Neuburgo, Zé Pereira, Meireles e João Gualberto
Antônio José, Martinho, Josué Lustosa, Ribamar Santos, Luiz Edwirges, Zé Alfredo, Raimundo Lima, Adalberto Pereira, Merlong Solano, Neuburgo, Zé Pereira, Meireles e João Gualberto. Fundadores e os primeiros candidatos do PT do Piauí

 

A morte é a separação fisica. Quando essa separação tem uma grande dimensão  afetiva, a tristeza é maior. Muito triste com a partida do Gualberto.

Joao Gualberto era grafico. Começou como auxiliar e se tornou um bom mecânico de máquinas gráficas. Fez inclusive estágios em Sao Paulo.

Gualberto era um cristao, militante da Ação Catolica Operaria (ACO). No sindicalismo descobriu a importância da participação politica. Foi fundador do PT e ajudou muito na campanha de filiação em Teresina  e em viagens para o interior. Foi candidato a deputado estadual em 1982. Depois não quis mais ser candidato.

Gualberto fou fundador do CEPAC -  Centro Piauense de Acao Cultural, em 1981, com outros dez companheiros, inclusive Bonfim e Merlong. Tornou-se o principal assessor para o movimento sindical urbano.  Ajudou na retomada do Sindicato dos Comerciários, pioneiro do novo sindicalismo, com o Evaldo Ciriaco. Assessorou vários sindicatos nessa renovação e foi fundamental na criação da CUT.

Conhecia a CLT como um bom advogado, ele que só tinha o ensino médio. Depois fez o curso superior de Teologia.
Sabia trabalhar com método: formação, planejamento, definição das pautas de reinvindicação, estrategia das lutas e das greves, eleições, compromisso. E tudo isso com a participação dos próprios sindicalistas.

Depois, foi assessor do deputado Joao de Deus.

Por ultimo, estava na Secretaria de Relações Institucionais, hoje dirigida pela Núbia.

O Gualberto era disciplinado financeiramente. Ganhando pouco,  comprou casa e carro. Queria ter aprendido mais com ele.

Gualbertinho era uma pessoa integra, ética. Sua memória permanecerá, provocando saudade, mas também carinho e vontade de continuar sua acao.

OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do pensarpiaui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS