Piauiense

Oscar de Barros

Piauiense

A luta vale a pena! Veja vídeo "Apesar de você!" com mídia progressista

Foto: You Tube
Comunicadores progressistas
Comunicadores progressistas

Lá se vão 39 anos de exercício do jornalismo. 

Neste período, frustações e alegrias, o que é comum. Mas como disse o piauiense Torquato Neto: "só quero saber do que pode dar certo." 

E para mim o que pode dar certo é pensar e agir pelo excluído. Pelo marginal, por aquele que o "sistema" renega. E assim tenho feito nesta longa caminhada através de ações da comunicação. E sei que a luta vale a pena!

Em 2015, o pensarpiaui foi ao ar, e a partir de 2020, ganhou uma dinâmica maior imposta pela pandemia e algumas circunstâncias. 

Ele é fruto de muitas situações, mas a principal é o Encontro de Blogueiros Progressistas realizado em 2010 com posteriores reedições. 

Quarta-feira (21) retornava para casa quando recebi uma ligação. Era a jornalista Hidelgard Angel que me convidava para participar de uma iniciativa dela com produção da Revista Fórum, que trás o objetivo de mostrar resistência e união de comunicadores que se somam ao clamor das ruas pelo fim do governo Bolsonaro.

Havia uma condição: tinha que cantar. E não sou digno de que alguém me ouça fazer esta tarefa. Mas Hilde me convenceu, e o resultado ai está. 

De frustações não se fala; de alegrias, sim: e participar deste grupo, no dia em que o Brasil sai às ruas para gritar "Fora Bolsonaro" é uma alegria tão grande quanto a que senti no dia 25 de janeiro de 1984, na Praça da Sé, em São Paulo, quando gritava com as todas as forças dos pulmões: "Diretas, Já". 

O pensarpiauí hoje estará em Teresina, com a jornalista Aline Raquel, acompanhando o ato local contra o Genocida e, repercutindo também, os atos pelo Brasil e o mundo. 

Mais sobre o vídeo veja o que disse a Revista Fórum: 

Dezenas de jornalistas e influenciadores do campo progressista se uniram em uma iniciativa, idealizada por Hildegard Angel com produção da Revista Fórum, que tem por objetivo mostrar resistência e união desses comunicadores que se somam ao clamor das ruas pelo fim do governo Bolsonaro.

Trata-se de um vídeo em que esses nomes da mídia progressista cantam uma versão da música “Apesar de Você”, de Chico Buarque. O uso da canção foi autorizado pelo cantor e compositor.

“A ideia desse vídeo é mostrar a união da mídia progressista, da resistência, dos influenciadores digitais que resistem contra esse governo terrível, monstruoso e genocida de Bolsonaro. E mostrar que essa mídia independente, progressista, é unida, até diferente da mídia hegemônica que é muito competitiva entre eles. Nós somos competitivos, mas somos construtivos, porque o que nos une é o nosso país”, afirma Hidelgard Angel.

“Nós todos queremos que as pessoas se conscientizem da gravidade do momento que vive o Brasil. E que se puderem, se sentirem seguras, que vão às ruas com esse grito de ‘Fora, Bolsonaro’”, completa a jornalista.

Fórum participou da inciativa como coorganizadora do vídeo, que conta com nomes, além Hidelgard Angel, de Fernando Morais, Luís Nassif, Renato Rovai, Dri Delorenzo, Miguel do Rosário, Xico Sá, Eric Nepumoceno, Leonardo Attuch, Guga Noblat, Cynara Menezes, Fábio Pannunzio, Florestan Fernandes Jr., Maria Frô, Eleonora da Lucena, Bemvindo Siqueira, Tereza Crunivel, entre outros.

O vídeo também é uma homenagem ao jornalista Paulo Henrique Amorim, importante nome da mídia alternativa que faleceu em julho de 2019.

O instrumental da versão de “Apesar de Você” foi feito por Hedran Barreto (zabumba, agogô, sanfona, triângulo e ganzá), Waguinho Duduta (violão de seis cordas, cavaquinho, contrabaixo e direção técnica), Clayton Lucas (pandeiro), Pedro Miguel (violão de sete cordas), com produção de Alfranque Amaral, na Radiola Studio (Campina Grande – PB).

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS