Política

Wellington Dias diz que Brasil saiu de situação vergonhosa de fome

Ministro falou hoje ao programa Bom dia, Ministro, da EBC


Lula Marques/ Agência Brasil Wellington Dias diz que Brasil saiu de situação vergonhosa de fome
Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que a estratégia do governo federal para reconstruir a rede de proteção social tem gerado resultados expressivos. Segundo ele, políticas públicas voltadas à transferência de renda e à segurança alimentar permitiram retirar milhares de brasileiros da situação de emergência. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Bom Dia Ministro, do Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação.

“Mesmo sendo a 10ª maior economia do mundo e um dos maiores produtores de alimentos, o Brasil vivia uma situação vergonhosa: 33,1 milhões de pessoas passando fome e altos índices de pobreza”, destacou o ministro.

Ao assumir a pasta, Wellington Dias explicou que foi preciso enfrentar a crise humanitária e, ao mesmo tempo, garantir que os benefícios sociais chegassem a quem realmente precisava. Programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada passaram a contar com um novo modelo de fiscalização, envolvendo órgãos como a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal e a Rede Nacional de Fiscalização.

“Retomamos o Cadastro Único com seriedade, incorporando tecnologia, inteligência artificial e o apoio de uma rede federal. Com isso, conseguimos cancelar 4,1 milhões de benefícios com indícios de fraude ou irregularidade. Segundo o Tribunal de Contas da União, essa ação gerou uma economia de R$ 34 bilhões por ano”, afirmou.

A fiscalização continua ativa e conta com a colaboração da população, que pode denunciar irregularidades pelo Disque Social (número 121).

Além da transferência de renda, o governo tem articulado outras políticas públicas para a superação da pobreza, como educação, capacitação profissional e geração de emprego e renda. “Estamos vendo resultados concretos. Em 2023 e 2024, 16,5 milhões de pessoas inscritas no Bolsa Família e no Cadastro Único conseguiram emprego com carteira assinada”, afirmou Dias.

Empreendedorismo como saída para a pobreza

Outro destaque da entrevista foi o Programa Acredita no Primeiro Passo, lançado em outubro de 2024. A iniciativa busca promover a autonomia socioeconômica de pessoas de baixa renda, incentivando o trabalho e o empreendedorismo. A meta é alcançar um milhão de pessoas.

“A ideia é oferecer apoio integral, ajudando as pessoas a saírem da pobreza extrema e alcançarem a classe média. Já temos mais de 200 mil empreendedores inscritos no programa, e agora vamos acelerar”, disse o ministro.

O programa é desenvolvido em parceria com estados, municípios, o Distrito Federal, sociedade civil e instituições públicas e privadas, que atuam na oferta de capacitação, assistência técnica e acesso ao mercado de trabalho.

Também participam instituições financeiras que oferecem microcrédito com recursos dos fundos constitucionais de financiamento (FCO, FNE, FNO) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Nos primeiros meses de operação, foram concedidos mais de R$ 3,1 bilhões em crédito, por meio de cerca de 192,8 mil operações.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: