Segurança Pública

Secretaria de Segurança vai notificar 217 proprietários de imóveis abandonados no Centro de Teresina

Objetivo é combater o abandono dos imóveis na região central de Teresina.


Secretaria de Segurança vai notificar 217 proprietários de imóveis abandonados no Centro de Teresina
Prédios abandonados

Na última sexta-feira (2), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou a Operação Salubridade com o intuito de notificar 217 imóveis abandonados na região do Centro de Teresina. 10 equipes formadas pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros estão responsáveis por fiscalizar os imóveis e inspecioná-los.

O Centro de Teresina enfrenta condições nada agradáveis. Inúmeros imóveis estão abandonados e parte do Centro Histórico virou estacionamento. De acordo com pesquisadores do Curso de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí, em junho de 2024 haviam aproximadamente 1.209 imóveis comerciais desocupados em uma área menor que 100 quarteirões.

“Estamos comprometidos com a segurança e o bem-estar da população de Teresina. A interdição e fiscalização de imóveis abandonados no Centro da cidade são medidas essenciais para prevenir riscos sociais e estruturais, proteger a comunidade e garantir que todos os espaços urbanos cumpram sua função social”, explicou o secretário de Segurança, Chico Lucas.

““Observamos que essa desertificação também tem contribuído para o aumento da insegurança, com muitos imóveis abandonados sendo ocupados por pessoas em situação de rua e utilizados para práticas criminosas. Esta situação afeta a circulação de consumidores e comerciantes, que se sentem inseguros, agravando ainda mais o esvaziamento da região”, concluiu o secretário. Confira a fala do secretário de Segurança Chico Lucas:

Operação Centro Seguro

Em paralelo à ação conjunta com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros deu inicio a Operação Centro Seguro com o objetivo de fiscalizar edificações comerciais também no Centro afim de garantir que as mesmas estejam em cumprimento com normas de segurança estabelecida em projetos contra incêndio e pânico.

De acordo com o Coronel Carvalho Leal, Diretor do Setor de Sistemas de Proteção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a operação deve continuar nos próximos dias. “Daremos seguimento à Operação Centro Seguro com o objetivo de regularizar essas edificações comerciais que estão em pleno funcionamento e que não estejam em conformidade com a legislação vigente, o que representa um risco estrutural, não só aos proprietários, mas para a população como um todo. Nos próximos dias, o balanço de quantos estabelecimentos comerciais fiscalizados e notificados nesta sexta-feira será divulgado”, informou o coronel Carvalho Leal.

Sem novidades

O pensarpiauí já havia discutido sobre as atuações condições do centro da capital na matéria Centro de Teresina abandonado. Parece campo de guerra

"O centro de Teresina está parecendo um campo de guerra.

Muitos dos seus imóveis estão fechados, abandonados, à venda ou para alugar, com paredes pichadas, destruídos, em ruinas, com o lixo tomando conta das calçadas e se tornando local propício para alojamento de pessoas usuárias de drogas e que não tem lugar para morar".


Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: