Política

Rememorando o Exporta Samba: "se gritar pega ladrão..."

Jornal O Globo mostra ligações de Bolsonaro com investigados por corrupção

  • segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Foto: Parlamento PiauíJair Bolsonaro e Ciro Nogueira
Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira

Reportagem divulgada pelo O Globo nesse domingo (14/02) mostra que investigados na Lava-Jato ampliam espaço e ganham influência com o presidente Jair Bolsonaro. Um dos citados pelo jornal é o senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.

A reportagem traça a trajetória do presidente, que já foi filiado ao PP, e eleito com discurso de combate à corrupção, tendo, inclusive, o ex-juiz da Lava-Jato Sergio Moro como ministro da Justiça após ganhar as eleições.

Mas, Bolsonaro selou uma aliança com o Centrão e tem agora uma lista de investigados ou denunciados na operação, em troca de apoio político para manter o seu governo.

Entre eles está o piauiense Ciro Nogueira, o “Piqui”, apelido citado em lista de propina da Odebrecht. O senador passou a ter grande influência no Planalto e se gaba disso. 

Porém, para quem não lembra, quando Bolsonaro deixou o PP em 2016, saiu atirando contra Ciro Nogueira, especialmente por, dois anos antes, ignorar seu pedido para disputar contra Dilma (PT).

Ciro é réu no Supremo Tribunal Federal em uma ação do 'Quadrilhão do PP'. Além disso, é alvo de duas denúncias de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por meio de repasses da Odebrecht, além de obstrução de Justiça nas investigações da operação. 

Além de Ciro, são citados na reportagem do O Globo, Arthur Lira (PP-AL), eleito recentemente presidente da Câmara; o senador e ex-presidente da República, Fernando Collor (PROS-AL); o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e Valdemar Costa Neto (PL-DF).

Fica o questionamento: Jair Bolsonaro é realmente contra a corrupção?

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: