Governo do Piauí - Notícias

Rafael Fonteles articula na Espanha expansão de investimentos em energias renováveis e para o Porto Piauí

O governador Rafael Fonteles cumpriu, nesta segunda-feira (7), uma série de agendas institucionais em Madrid, na Espanha, durante o quarto dia da missão internacional do Governo do Piauí na Europa. Os compromissos incluíram a Conferência ICEX – Opor

  • segunda-feira, 7 de julho de 2025
  • Admin

O governador Rafael Fonteles cumpriu, nesta segunda-feira (7), uma série de agendas institucionais em Madrid, na Espanha, durante o quarto dia da missão internacional do Governo do Piauí na Europa. Os compromissos incluíram a Conferência ICEX – Oportunidades de Cooperação em Infraestrutura, Logística e Sustentabilidade no Piauí (Brasil), que incluiu reuniões com o Grupo Cobra e com a Autoridade Portuária de Valência (Valenciaport), além de um encontro com líderes empresariais e autoridades espanholas, promovido pela Fundação Conselho Espanha-Brasil. As atividades tiveram como foco a ampliação das parcerias internacionais nas áreas de energia renovável, logística e desenvolvimento sustentável.

Realizada pelo ICEX, agência vinculada ao Ministério da Economia, Comércio e Empresa da Espanha, a conferência reuniu empresários e investidores espanhóis interessados nos projetos logísticos e sustentáveis do Piauí, como o Porto de Luís Correia e o Canal Fluvial do Parnaíba. “Aqui em Madrid, apresentamos para mais uma dezena de empresas e investidores espanhóis os principais projetos econômicos e logísticos do Estado do Piauí. Foi mais um momento de apresentar o potencial do Piauí para o mundo”, afirmou Rafael Fonteles. A mesa de abertura contou ainda com a presença do diretor-geral de internacionalização do ICEX, Pablo Conde, e do embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite.

Abertura da Conferência ICEX (Foto: Juliana Oliveira)

Na reunião com o Grupo Cobra, a pauta foi o acompanhamento das usinas solares em implantação no Piauí, nos municípios de Cristino Castro e Ribeiro Gonçalves. Os investimentos somam cerca de R$ 4 bilhões e devem gerar, aproximadamente, 3.700 empregos diretos. Em Cristino Castro, a capacidade do parque será superior a 700 MWp (megawatts-pico) e em Ribeiro Gonçalves, mais de 300 MWp.

A reunião também abordou o fortalecimento da parceria institucional para ampliar a presença do grupo no estado e facilitar interlocuções com órgãos reguladores e demais stakeholders. “O Grupo Cobra é referência global em energia e infraestrutura, alinhamos estratégias sobre os projetos de energia renovável no Piauí e tratamos sobre o fortalecimento de parcerias que impulsionem sustentabilidade, geração de empregos e desenvolvimento regional”, reforçou Fonteles.

Reunião com o Grupo Cobra (Foto: Juliana Oliveira)

Em seguida, a comitiva piauiense participou de encontro com representantes da Autoridade Portuária de Valência. A proposta de cooperação técnica com o Porto Piauí prevê o desenvolvimento de estudos e projetos conjuntos nas áreas de logística, infraestrutura sustentável, descarbonização e transformação digital. A parceria deve ocorrer por meio da Fundación Valenciaport, que atua em inovação e capacitação técnica com diversos portos no Brasil.

A programação seguiu com um almoço oficial promovido pela Fundação Conselho Espanha-Brasil, na Casa de América. A fundação reúne líderes empresariais e autoridades de ambos os países. Durante o encontro, Rafael Fonteles apresentou as potencialidades econômicas e estratégicas do Piauí, com foco em energias renováveis como o hidrogênio verde, infraestrutura logística, industrialização sustentável e agronegócio. O evento reuniu representantes de empresas como Iberdrola, Mapfre, Santander, Telefónica, além de membros dos Ministérios espanhóis de Assuntos Exteriores e de Ciência e Tecnologia, e da Embaixada do Brasil.

Almoço oficial promovido pela Fundação Conselho Espanha-Brasil (Foto: Juliana Oliveira)

MISSÃO INTERNACIONAL

A missão internacional do governador Rafael Fonteles começou na sexta-feira (4), com compromissos em Lisboa, Portugal. Na próxima etapa, a comitiva segue para a Suíça, com agendas voltadas à cooperação internacional em sustentabilidade e transição energética, incluindo a assinatura de acordo para projetos de crédito de carbono.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: