Em apenas uma semana, mais de 100 animais são castrados em Teresina e Picos com apoio da Semarh
O Piauí está avançando na proteção e cuidado com os animais por meio de uma verdadeira política de Estado voltada ao bem-estar animal. Em apenas uma semana, mais de 100 cães e gatos foram castrados nas cidades de Teresina e Picos, com o apoio da Secretari
O Piauí está avançando na proteção e cuidado com os animais por meio de uma verdadeira política de Estado voltada ao bem-estar animal. Em apenas uma semana, mais de 100 cães e gatos foram castrados nas cidades de Teresina e Picos, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A média impressiona: uma castração a cada duas horas, refletindo o ritmo acelerado e comprometido da ação.
A maioria dos atendimentos foi direcionada a animais em situação de rua, que, além da castração, receberam vacinas, coleiras antiparasitárias e registro no SinPatinhas, banco de dados que permite o acompanhamento veterinário e facilita processos de adoção. Só na cidade de Picos, distante 310 km ao sul de Teresina, foram 32 castrações, resultado da parceria entre a Semarh e a Apapi (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais), organização que há anos atua na causa animal no município.

Para o secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, a ação é parte de uma política pública contínua e planejada. “Essa é uma política de Estado que a Semarh abraçou com responsabilidade e sensibilidade. O controle populacional de animais é fundamental para reduzir o abandono, proteger o meio ambiente e cuidar da saúde pública. Já temos novas etapas agendadas em outros municípios e vamos seguir avançando”, destacou.
A diretora de Biodiversidade da Semarh, Ruth Lima, reforça que a castração é apenas uma das frentes de atuação do programa estadual de bem-estar animal. “Estamos trabalhando com planejamento, responsabilidade e parcerias. Esse é um compromisso com a vida, com a saúde dos animais e com a sociedade. Nossas equipes seguem atuando para que as ações cheguem a cada vez mais municípios do Piauí”, pontuou.

Já em Picos, a diretora da Apapi, Sanya Elany, celebrou os resultados da parceria. “Essas 32 castrações mudam a realidade de muitos animais e evitam o nascimento de centenas em situação de risco. A parceria com o Governo do Estado fortalece nosso trabalho e renova as esperanças de quem luta diariamente por esses bichinhos”, afirmou.
As castrações fazem parte de uma estratégia mais ampla de controle populacional ético de cães e gatos no estado, especialmente os que vivem em situação de abandono. Com planejamento, agilidade e sensibilidade, a Semarh está construindo uma nova cultura de cuidado e proteção animal no Piauí.

Deixe sua opinião: