Política

Quaest: Lula lidera todos os cenários para 2026

O cantor sertanejo Gusttavo Lima é quem apresenta menor desvantagem em eventual segundo turno contra o presidente


Reprodução Quaest: Lula lidera todos os cenários para 2026
Lula lidera todos os cenários para 2026

O presidente Lula (PT) lidera todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026, conforme revela a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3). O levantamento mostra que Lula venceria diversos possíveis concorrentes, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido), o influenciador Pablo Marçal (PRTB) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).

A pesquisa, realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, analisou quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo, e os resultados reforçam a vantagem de Lula frente aos adversários. No segundo turno, Gusttavo Lima seria o concorrente com menor desvantagem contra o presidente, com uma diferença de 6 pontos percentuais (41% a 35%). Na sequência, aparecem Tarcísio de Freitas (Lula 43% x 34% Tarcísio), Eduardo Bolsonaro (Lula 44% x 34% Eduardo Bolsonaro) e Pablo Marçal (Lula 44% x 34% Marçal).

Outros nomes também foram avaliados. Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula venceria por 45% a 28%. Já no confronto com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), a vantagem seria ainda maior: 45% a 26%.

A pesquisa também revelou que, em qualquer cenário, cerca de 20% dos eleitores afirmam que votariam em branco, nulo ou se absteriam de votar. Além disso, entre 3% e 4% dos entrevistados se disseram indecisos.

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores não recebem uma lista de candidatos, 78% disseram estar indecisos. Entre os que expressaram preferência, Lula e Jair Bolsonaro (inelegível até 2030) empataram com 9%, enquanto Gusttavo Lima obteve 1%.

A pesquisa também mediu o grau de conhecimento e rejeição de algumas figuras públicas. Lula é amplamente conhecido, com 47% dos eleitores afirmando que votariam nele e 49% dizendo que não o apoiariam. Já Bolsonaro apresenta maior rejeição, com 53% dos entrevistados dizendo que não votariam nele, enquanto 41% manifestaram intenção de voto.

Outros nomes testados, como Michelle Bolsonaro, Gusttavo Lima, Fernando Haddad (ministro da Fazenda) e Ratinho Júnior (governador do Paraná), apresentaram índices variados de rejeição. Gusttavo Lima e Michelle Bolsonaro foram rejeitados por cerca de 50% dos entrevistados, enquanto Haddad e Eduardo Bolsonaro lideraram as rejeições, com 56% e 55%, respectivamente.

Nos cenários de primeiro turno, Lula aparece com intenções de voto entre 28% e 33%, dependendo dos nomes simulados. Sem Tarcísio na disputa, Gusttavo Lima registra 18%, o melhor desempenho entre os adversários, com o restante dos votos sendo divididos entre outros nomes, como Eduardo Bolsonaro, Pablo Marçal e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), variando de 9% a 18%.

Sobre a metodologia, a pesquisa Genial/Quaest entrevistou 4,5 mil brasileiros de todas as regiões do país, com 16 anos ou mais, entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento foi financiado pela Genial Investimentos, empresa do setor financeiro controlada pelo Banco Genial.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: