Preta Gil: Qual o limite da exposição da vida privada nos tempos atuais?
Preta Gil e o sofrimento instagramável

Por André Lobão, na Fórum
Em outros tempos os chamados famosos não gostavam de ter suas imagens registradas por fotógrafos ou paparazzis, em momentos privados. Mas vivemos um novo tempo em que a exposição faz parte da vida de quem tem fama, até nos momentos de doença.
Este é, por exemplo, o caso da produtora e cantora Preta Gil, filha de Gilberto Gil. Preta não é tão reconhecida pelo seu talento musical, mas por promover festas e blocos de carnaval, frequentar rodas do Jet Set nacional, e figurar como uma importante influencer digital.
O fato é que em 2023, a atriz tornou público seu problema de saúde a partir da divulgação de que estava com um tumor no intestino, tendo iniciado um processo de tratamento rigoroso de quimioterapia. Preta, então, durante o processo escreveu um livro “Preta Gil: os primeiros 50”, em que aborda histórias sobre a sua trajetória e carreira de sucesso como produtora artística, com seus momentos de sucesso, bloco de carnaval, contando também as dificuldades, como a descoberta e o tratamento de sua doença e o fim de seu relacionamento.
Além disso, passou a frequentar as tardes noites da Globo em programas como “Domingão com o Huck” , “Fantástico”, " Conversa com Bial", e também para contar sua luta contra o problema de saúde. A própria Globo divulgou trechos fortes de suas entrevistas em suas mídias sociais.
Preta Gil também está no Instagram onde possui uma conta com mais de 12 milhões de seguidores, onde mostra momentos da sua vida, como seu tratamento, cura momentânea e até suas cicatrizes no abdômen derivadas de cirurgias e do tratamento que vem sendo submetida há dois anos.
Para muitas pessoas seu comportamento é uma lição, mostrando que a vida continua apesar das intempéries da vida e problemas de saúde. Para outros, a celebridade se expõe sem necessidade, caracterizando uma busca incansável em se manter na mídia e tirar proveito disso.
É inegável que o calvário de Preta Gil, de alguma forma,, ganhou contornos de espetacularização midiática, quando ela assume sua condição de saúde, abrindo e expondo sua vida e sofrimento, mobilizando mais audiência em suas mídias sociais e na mídia tradicional, em que todos envolvidos, incluindo ela própria, tiram proveito da situação. Assim, vale chamar atenção para entender qual o limite da exposição da vida privada em tempos atuais?
O caso de Preta Gil suscita um debate sobre como as celebridades, em tempos de mídias sociais, e o próprio capitalismo se aproveitam do sofrimento e da dor para seguir monetizando e obtendo ganhos. É o show da vida ou da auto exposição extrema que não pode parar?
Informes recentes sobre a cantora e produtora dão conta de que ela está internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia (07/04) para acompanhamento médico de sua doença. Conforme informado por sua assessoria, a diversos veículos de comunicação, Preta Gil ainda tem planos de viajar para os EUA em busca de um novo tratamento, mas não há uma data definida para esta viagem.
Deixe sua opinião: