Política

“PL para anistiar golpistas é uma vergonha, querem que o Brasil esqueça os seus crimes”, diz Gleisi Hoffmann

O avanço desse projeto foi colocado como uma condição da bancada bolsonarista para apoiar os candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP-AL)


Reprodução “PL para anistiar golpistas é uma vergonha, querem que o Brasil esqueça os seus crimes”, diz Gleisi Hoffmann
Gleisi Hoffmann

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, criticou nesta terça-feira (10) um projeto que entra em debate na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para anistiar os golpistas que foram presos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O avanço desse projeto foi colocado como uma condição da bancada bolsonarista para apoiar os candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados.

“Vergonhoso projeto que entra em debate na CCJ da Câmara, para anistiar golpistas e terroristas do 8 de janeiro. Plantaram bomba no aeroporto, queimaram ônibus e sede da PF, depredaram Congresso, STF e Planalto. E querem que o Brasil esqueça seus crimes, a começar pelos do chefe. Não brinquem com a democracia”, publicou Gleisi em seu perfil no Bluesky.

O acordo foi confirmado pelo vice-presidente da Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). “Vamos vincular [o apoio] à eleição na Câmara”, afirmou Cavalcante, destacando que o apoio da bancada bolsonarista dependerá do compromisso dos candidatos com a aprovação da anistia. 

O texto do projeto de lei (PL) da Anistia prevê perdão para todos os que participaram de bloqueios de estradas e acampamentos em frente a quartéis entre 30 de outubro de 2022 e a data da promulgação da lei, além dos financiadores dessas manifestações. No entanto, a expectativa é que os parlamentares da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentem obstruir a sessão e impedir a votação.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: