Piauí lança CNH Social e capacete gratuito
Pesquisa revelou que quase 72% das 178 mortes de trânsito nos três primeiros meses de 2025 foram com vítimas que não possuíam CNH

O governador Rafael Fonteles lançou, nessa segunda-feira (31), no Palácio de Karnak, os programas CNH Social e Motociclista Protegido. A iniciativa tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito no Piauí, oferecendo formação gratuita para alunos da rede pública estadual para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de fornecer capacetes para os habilitados. A meta é emitir 60 mil carteiras até 2030.
De acordo com o Governo do Estado, a falta de habilitação é um dos principais fatores que contribuem para o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas. Uma pesquisa revelou que quase 72% das 178 mortes no trânsito nos primeiros três meses de 2025 ocorreram com vítimas que não possuíam CNH.
“O Piauí é o estado com o maior número de mortes em acidentes de motocicletas no Brasil. Agora, vamos promover mais habilitação, com foco na parceria entre Detran e Seduc, para alunos da Educação de Jovens e Adultos e do ensino médio, oferecendo 10 mil CNHs gratuitas e também capacetes. Assim, queremos formar motociclistas mais bem preparados, conscientes do uso adequado dos EPIs e das regras de trânsito, contribuindo para salvar vidas, especialmente no interior do estado, onde os índices são mais elevados. Esse programa é parte do Pacto pela Redução de Acidentes de Trânsito”, afirmou Rafael Fonteles.
Segundo o governador, a ação também busca promover uma mudança de mentalidade sobre os equipamentos de proteção, como o capacete. "A parte teórica será oferecida pelo Canal Educação e a parte prática ficará a cargo do Detran, que realizará as avaliações presenciais. Tenho certeza de que isso resultará em motoristas e motociclistas mais conscientes e que, além de usarem capacetes, adotarão a direção defensiva para salvar vidas”, declarou.
Em 2025, o programa oferecerá 10 mil CNHs e 10 mil capacetes gratuitos para alunos da rede estadual residentes em municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. O edital será lançado ainda em abril.
“A Seduc disponibilizará 86 escolas em 14 municípios do Piauí. Cerca de 10 mil estudantes da 3ª série do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos farão as aulas teóricas para obtenção da CNH. O edital será lançado em abril, e em maio começaremos a preparar as escolas, para que as aulas comecem em junho”, explicou Washington Bandeira, secretário da Educação.
Com a implementação do programa, além da habilitação, os motociclistas também receberão capacetes gratuitos, garantindo maior segurança nas estradas. O governo espera que essas ações tenham um impacto significativo na redução de acidentes e melhorem a qualidade de vida da população piauiense, contribuindo para um trânsito mais seguro e eficiente em todo o estado.
O Detran será responsável pela formação dos novos condutores. “O governador Rafael Fonteles tem trabalhado intensamente para reduzir os acidentes de trânsito no Piauí. Como 70% dos acidentes envolvem motociclistas, e muitos desses casos envolvem pessoas sem habilitação, estamos atuando na raiz do problema. Vamos capacitar os alunos e fornecer capacetes, que são essenciais para a segurança. Com certeza, isso contribuirá para a redução dos acidentes no nosso estado”, afirmou Luana Barradas, diretora-geral do órgão.
Além disso, o programa tem como objetivo quadruplicar o número de municípios com trânsito municipalizado, garantindo maior segurança e inclusão para a população piauiense, especialmente os motociclistas, que representam uma parcela significativa das mortes no trânsito.
Washington Bandeira também destacou o impacto positivo da iniciativa na inclusão social do estado. "Ao oferecer a CNH Social, o governo abre portas para muitos jovens e adultos que, devido à sua condição financeira, nunca teriam acesso à habilitação. Isso não só ajudará na redução dos acidentes, mas também melhorará as condições do trânsito no estado", explicou.
Os alunos do Ensino Médio da Rede Estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão ser contemplados com o programa, desde que atendam aos requisitos. Para receber a CNH gratuita, na categoria A – voltada para condutores de motocicletas, os interessados devem estar matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual e ter idade mínima de 18 anos. Além disso, devem comprovar residência em municípios do Piauí que integram o Sistema Nacional de Trânsito e cumprir os critérios definidos pela Seduc e pelo Detran, incluindo a participação em cursos de formação e capacitação oferecidos pelo programa.
Deixe sua opinião: