Política

Pesquisa aponta Rafael como vitorioso (contra todos os adversários) já no primeiro turno

O Amostragem revela ampla margem, para o pestista, em todos os cenários


Pesquisa aponta Rafael como vitorioso (contra todos os adversários)  já no primeiro turno
Pesquisa do Amostragem da larga margem de vantagem para Rafael Fonteles contra seus potenciais adversários

Uma pesquisa do Instituto Amostragem revela que o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), seria reeleito com ampla vantagem já no primeiro turno, independentemente do adversário. O levantamento, realizado entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2025, ouviu 1.137 eleitores em 49 municípios do estado.

No cenário em que enfrenta o senador Ciro Nogueira (Progressistas), Fonteles lidera com 78,41% dos votos válidos, contra 21,59% do adversário. Em um embate com a deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas), o governador amplia sua vantagem, alcançando 82,75%, enquanto a concorrente soma 17,25%.

A diferença cresce ainda mais quando o oponente é Joel Rodrigues (Progressistas), ex-prefeito de Floriano. Nesse caso, Fonteles chega a 85,01% dos votos válidos, contra 14,99% de Rodrigues. Contra a ex-vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas), o atual governador atinge 86,87%, deixando a adversária com 13,13%.

O maior percentual de vantagem aparece no cenário em que Rafael Fonteles disputa contra a suplente de vereadora Samantha Cavalca (Progressistas). O governador atinge 89,38% dos votos válidos, enquanto Cavalca obtém 10,62%.

A pesquisa foi elaborada considerando a proporcionalidade de sexo, idade, escolaridade e renda familiar da população. O levantamento tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: