Saúde

Médica descobre que tem leucemia 3 dias após a formatura

Isabella Barros, de 24 anos, está no Hospital São Marcos e necessita de plaquetas do sangue para inciar tratamento


Redes Sociais Médica descobre que tem leucemia 3 dias após a formatura
Isabella Barros Castelo Branco

PiauíHoje - A médica recém formada Isabella Barros Castelo Branco, de 24 anos, está internada no Hospital São Marcos, em Teresina, para iniciar o tratamento contra leucemia aguda, doença que descobriu três dias depois de concluir o curso da Medicina na Universidade Estadual do Piauí - Uespi.

Filha do jornalista Paulo Pincel e da professora Patrícia Castelo Branco, Isabella postou na redes sociais um dramático comunicado com pedido de ajuda à população por doações de plaquetas e sangue, essenciais para seu tratamento. "Ela estava em Barras, feliz, fazendo exercícios numa academia, quando recebeu o diagnóstico", disse o pai.

De acordo com os médicos que estão cuidando de Isabella, as doações podem ser feitas de duas formas: por aférese,  considerada a ideal, pois as plaquetas chegam mais rapidamente à paciente, ou por doação de sangue convencional.

A família de Isabella explica que os doadores devem comparecer ao Banco de Sangue do Hospital São Marcos e informar o nome e código da paciente no momento da doação (Isabella Barros Castelo Branco, código 10678563). O Banco de Sangue fica no Centro Clínico do Hospital São Marcos, na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul), 3º andar - Ala B.

A direção do Hospital São Marcos informa que o banco de sangue atende de segunda a sábado, das 07h às 18h, e tem estacionamento gratuito para os doadores. O telefone para contato é (86) 3026-8200, e também há a opção de contato via WhatsApp pelo número (86) 98139-7943.

A Dra Isabella 

A agora médica Isabella Barros Castelo Branco sempre foi estudante dedicada e exemplar. Em 2017, aos 17 anos ela ficou entre os 53 estudantes de todo o Brasil que conseguiram  conquistar a nota 1000, a máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A sensação é de dever cumprido e muita euforia mesmo!” disse à época a aluna nota mil.

E foi como essa aluna nota mil no Enem que, em 2018, Isabella foi estudar medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), curso que acabara de concluir quando recebeu o diagnóstico de leucemia aguda.

Os pais de Isabella ficaram "sem chão" com a notícia, mas acreditam que vão vencer a luta contra a doença. O pai disse ainda estar bastante abalado, mas também confiante. "Foi um choque. Estou muito abalado. Ela é minha caçula...entende?", comentou o jornalista Paulo Pincel.

O que leucemia

A leucemia aguda é um tipo de cancer que afeta as células da medula óssea e que se caracteriza por um crescimento anormal e descontrolado das células mais jovens, que se tornariam glóbulos brancos. A leucemia aguda progride rapidamente e produz células que não estão maduras e não conseguem realizar as funções normais.

A leucemia aguda mais comum e mais agressiva é a leucemia mieloide aguda (LMA). A LMA é uma doença rara que ocorre quando as células-tronco dos pacientes sofrem uma mutação genética. As células (conhecidas como blastos) ficam adoecidas, não conseguem se desenvolver e passam a se multiplicar de forma descontrolada.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: