Política

Lula vence todos os adversários em 2026, diz Quaest

Lula segue favorito para 2026, com Bolsonaro como principal concorrente, mas inelegível


Reprodução Lula vence todos os adversários em 2026, diz Quaest
Lula vence todos os adversários em 2026, diz Quaest

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como favorito nas eleições presidenciais de 2026, segundo a nova pesquisa da série Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3).

O levantamento aponta que o principal adversário de Lula seria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo estando inelegível até 2030 devido a condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e sendo réu em um processo por sua liderança na tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Em um possível segundo turno, semelhante ao do pleito anterior, Lula alcançaria 44% dos votos, enquanto Bolsonaro ficaria com 40%. Esse cenário configura um empate técnico, levando em conta a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em uma simulação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula teria uma vantagem de seis pontos percentuais, com 43% contra 37% do ex-ministro de Bolsonaro. No levantamento de janeiro, Tarcísio registrava 34% das intenções de voto, enquanto Lula manteve os mesmos 43% nas duas pesquisas.

Outros governadores também reduziram a distância, mas Lula segue à frente. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), subiu de 26% para 30% nas simulações contra Lula, que variou de 45% para 44%. Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi de 28% para 31%, enquanto Lula passou de 45% para 43% nesse cenário.

Lula também aparece à frente em simulações contra outros possíveis candidatos, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB).

A pesquisa foi realizada pela Quaest, que entrevistou presencialmente 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.

Lula também vence na espontânea

Na pesquisa espontânea, três nomes se destacaram: Lula (9%), Bolsonaro (7%) e Tarcísio (1%). Os indecisos representam 80%.

Embora Bolsonaro seja o concorrente mais próximo de Lula nas pesquisas estimuladas e espontâneas, o levantamento revela um dado negativo para o ex-presidente. Quando questionados sobre o que teriam mais "medo" atualmente — se da continuidade de Lula ou do retorno de Bolsonaro —, 44% dos entrevistados indicaram receio do retorno de Bolsonaro ao poder, enquanto 41% preferem que o petista siga no cargo.

Por outro lado, uma preocupação para Lula foi que 62% dos pesquisados acreditam que ele não deveria se candidatar novamente à presidência, enquanto 35% acham que ele deveria tentar um novo mandato.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: