Política

Governador pede emendas de bancada para a saúde

Governador Wellington Dias se reuniu, por teleconferência, com a bancada federal, e pediu emendas à saúde

  • terça-feira, 31 de março de 2020

Foto: CCOMWellington Dias, em teleconferência, pediu ainda apoio para agilizar o recebimento de equipamentos ao combate à COVID-19
Wellington Dias pediu ainda apoio para agilizar o recebimento de equipamentos ao combate à COVID-19

O governador Wellington Dias solicitou, na tarde desta terça-feira (31-3), à bancada federal piauiense – deputados federais e senadores – no Congresso Nacional, o remanejamento de emendas parlamentares para a área da saúde. Ele falou que o estado vive um momento único e precisa priorizar a vida da população. A reivindicação foi feita durante videoconferência. Para o governador, todos vão precisar trabalhar juntos para resolver o problema do coronavírus, e a bancada tem um papel primordial.

“Agradeço a toda a bancada federal pela disposição em ajudar nesse combate ao coronavírus. Nesse momento, a prioridade do Piauí é a saúde, e vamos montar um plano para solicitar o remanejamento das verbas da bancada, para que elas sejam direcionadas para o que é mais necessário, que é a vida.” Wellington Dias pediu ajuda dos parlamentares piauienses, no sentido de agilizar o recebimento dos equipamentos de proteção individual (EPIs), testes, respiradores e outros itens necessários ao trabalho das equipes médicas.

“O Governo Federal fez um planejamento para entrega de EPIs, respiradores e exames, além das vacinas. As vacinas chegaram atrasadas em muitos municípios. Precisamos que esses equipamentos cheguem aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente.” Segundo o governador, “os respiradores também são fundamentais, assim como os exames para sabermos quem está ou não infectado, para providenciarmos os cuidados necessários”.

O pensarpiaui havia tratado deste assunto ontem através desta matéria: 

Vereadores e deputados destinam dinheiro do Executivo para outros setores do Sistema de Saúde que não o público

Estradas e enchentes

Wellington Dias reivindicou: “é preciso que a bancada ajude nisso também, atuando junto ao Governo Federal”. O governador lembrou que o estado vive três crises ao mesmo tempo: a COVID-19, as enchentes e as estradas. “Não podemos esquecer a parte da população que também está sendo afetada com as chuvas, enchentes e estradas, por exemplo”, acrescentou. “Essas necessidades também não podem ser deixadas de lado.”

Desde o início da crise sanitária instalada pelo contágio da COVID-19 no Piauí, Wellington Dias tem agido de forma articulada junto ao Consórcio Nordeste, com o Ministério da Saúde, prefeitos municipais e agora a bancada federal piauiense. Depois de declarar estado de calamidade pública, o governador instalou o Comitê de Operações Emergenciais (COE), com quem decidiu, conjuntamente, decretar situação de isolamento social, interrompendo as aulas nas escolas públicas, e privadas e determinando o fechamento do comércio.

Mesmo com todo o empenho no sentido de conseguir ajuda do Ministério da Saúde, o estado ainda não recebeu material e equipamentos necessários ao atendimento dos pacientes vitimados pelo coronavírus, que continua avançando no estado. Por isso, a relevância de contar com o engajamento da bancada federal, no sentido de destinar emendas e agilizar o recebimento de todos os equipamentos e material sanitário para o enfrentamento da epidemia da COVID-19.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: