Foragido do 8 de janeiro é capturado na Argentina enquanto tentava fugir para o Chile
Ele foi condenado no Brasil a 13 anos e seis meses de prisão

A Argentina prendeu Joel Borges Correa, o quarto brasileiro foragido condenado pelos atos de 8 de janeiro de 2023, enquanto tentava fugir para o Chile. Correa foi detido na região turística de El Volcán, na província de San Luis, após ser abordado em um controle de trânsito. Ele estava com uma mala contendo roupas no carro e foi identificado pelas autoridades argentinas na última terça-feira (19). Condenado no Brasil a 13 anos e seis meses de prisão por envolvimento na invasão das sedes dos Três Poderes, Correa se soma aos outros três condenados já capturados.
Com essa prisão, sobe para quatro o número de brasileiros presos na Argentina desde que mandados de prisão foram emitidos pelo juiz Daniel Rafecas, atendendo aos pedidos de extradição do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. A maioria dos foragidos tenta buscar refúgio na Argentina, alegando perseguição política no Brasil, um processo que pode demorar anos para ser analisado. Desde outubro, 185 brasileiros solicitaram refúgio no país, um número muito superior aos três pedidos registrados em 2023.
Além de Correa, outros três condenados também foram detidos: Wellington Luiz Firmino, Joelton Gusmão de Oliveira e Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, com penas de 17, 17 e 14 anos, respectivamente. Firmino foi preso em circunstâncias semelhantes, tentando escapar para o Chile. Todos permanecem presos, aguardando as audiências de extradição, que ainda não têm data definida. A decisão final sobre o destino dos detidos dependerá das autoridades judiciais argentinas, podendo ser levada à Corte Suprema de Justiça do país.
Deixe sua opinião: