Outros Temas

Corpo de vítima da Covid-19 é trocado e família faz 2 enterros

A troca ocorreu no Hospital Natan Portela

  • sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Foto: G1Hospital Natan Portela
Hospital Natan Portela

O idoso Boa Ventura Pereira da Silva, de 68 anos, morreu vítima de Covid-19. A família fez velório e enterrou o corpo. Só que o corpo enterrado era de outra pessoa.

Os familiares que tiveram que fazer um segundo enterro só souberam do equivoco após serem informados do caso. A troca de corpos ocorreu na quinta-feira (10), no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), em Teresina. 

O paciente faleceu na manhã de quinta. A família contratou uma funerária da cidade de Alto Longá para ir buscar o corpo.

Na parte da tarde, a funerária foi ao hospital, pegou um corpo com a etiqueta com o nome de Boa Ventura e levou para o sepultamento. Houve um pequeno cortejo em Alto Longá, o corpo não saiu de dentro do carro e seguiu para o enterro. Porém, o corpo era de um homem de 39 anos, que não tinha Covid-19.

O sepultamento aconteceu no cemitério do Povoado Nazaré, localizado no município de Novo Santo Antônio. Três horas após o enterro, o serviço social do hospital comunicou a família que o corpo havia sido trocado.

Os familiares acionaram à funerária para que desenterrasse o corpo do homem de 39 anos, na noite de quinta, voltaram para Teresina, onde fizeram reconhecimento (pela segunda vez) e foi feita a troca de corpos. Logo em seguida, a família seguiu para o segundo sepultamento.

A direção do hospital divulgou nota lamentando o ocorrido e pediu desculpas aos familiares. O hospital afirmou ainda que abriu uma sindicância para saber como a troca ocorreu.

Confira a nota do Hospital na íntegra:

A direção do Instituto Natan Portela lamenta profundamente o episódio e pede desculpas pelo transtorno gerado aos familiares.

A direção esclarece que foi aberta uma sindicância para saber onde o protocolo de identificação de cadáveres foi rompido para esses pacientes.

Tão logo a gestão do incidente seja concluída, as famílias serão chamadas para uma tratativa a fim de terem conhecimento do que realmente aconteceu.

As equipes de assistência social e de psicologia do Instituto estão acompanhando o lamentável episódio e à disposição para prestar todo o apoio aos familiares das vítimas.

Com informações do meionorte.com 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: