Internacional

Confira como estão as eleições nos EUA

Kamala Harris e Donald Trump já votaram

  • terça-feira, 5 de novembro de 2024
  • Admin

Divulgação Confira como estão as eleições nos EUA
Donald Trump e Kamala Harris

A votação está aberta em todos os estados dos EUA - o Havaí foi o último a ser adicionado à fila.

Há pouco tempo, Donald Trump votou em Palm Beach, Flórida, acompanhado de sua esposa Melania. Ele falou com repórteres e disse "estamos indo muito bem". Foi confirmada a presença do deputado Eduardo Bolsonaro ao lado de Trump para apuração, que se encerra entre 20h e 1h (horário de Brasília)

Kamala Harris já votou - ela enviou sua cédula pelo correio na semana passada. Houve problemas técnicos relatados no Condado de Cambria, Pensilvânia, pois problemas de software impactaram os scanners de votação.

O horário de votação foi estendido por causa dos atrasos causados

Na Geórgia, houve cinco ameaças falsas de bomba em locais de votação em todo o Estado, levando a evacuações em dois locais

Duas seções eleitorais do Condado de Cobb ficarão abertas até tarde por causa dos atrasos

O secretário de estado da Geórgia disse à imprensa que as ameaças vieram da Rússia

Como é tradição, os primeiros votos foram emitidos pelos seis moradores de Dixville Notch, New Hampshire, à meia-noite, horário local, com uma divisão de 3-3 para Harris e Trump.

E as pesquisas indicam que Harris assumiu a liderança no principal estado da Pensilvânia, e tem pequenas vantagens em Wisconsin e Michigan. Enquanto isso, Trump ainda tem uma pequena vantagem em Nevada, Geórgia, Carolina do Norte e Arizona

Importância da Pensilvânia e Michigan

Esses são dois dos sete Estados onde os resultados ainda não foram definidos com as pesquisas apontando um equilíbrio tão grande que torna o resultado imprevisível - e que, portanto, podem decidir o próximo presidente americano.

A Pensilvânia é considerada importante porque o candidato que vence entre os eleitores do Estado recebe valiosos 19 votos no Colégio Eleitoral.

Em 2020, a Pensilvânia foi uma das últimas regiões a ter seu resultado confirmado, com Joe Biden - que é originalmente do Estado - saindo como o vencedor.

Michigan representa 15 votos no Colégio Eleitoral e é considerado um Estado de vitória obrigatória para ambos os candidatos presidenciais.

Por várias décadas, Michigan fez parte do chamado blue wall (paredão azul, em tradução para o português), formado pelos Estados em que o Partido Democrata historicamente tem mais força.

Mas Trump contrariou essa tendência quando venceu no Estado em 2016, antes de Joe Biden retomar o controle democrata por ali em 2020.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: