Cochise que saiu da Vila da Paz quer chegar à Câmara Municipal
Candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores em Teresina conversou com o Pensar Piauí.
Cochise Silva é sindicalista e presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Piauí (SINTTEL). Em uma categoria com mais de 20 mil trabalhadores sindicalizados, ele agora apresenta seu nome em busca de uma vaga na Câmara Municipal.
Formado no ensino superior em Sistema de Informações, o início da vida política de Cochise começa ao lado da mãe, presidente da Associação de Moradores da então ocupação da Vila da Paz, aonde cresceu e se fez gente. Ao pensarpiauí, Cochise relembra estes primeiros momentos.
“Um garoto pobre que viveu na Vila da Paz, ainda na época da invasão, uma terra que naquele momento foi ocupada e a minha família por falta de um teto em Teresina resolveu enveredar pela luta por moradia. Minha mãe foi da associação de moradores e nós enfrentamos toda aquela questão da regularização da terra ainda com o prefeito Wall Ferraz, que iniciou uma desapropriação, toda a comunidade foi ameaçada de despejo, mas foi resolvido pelo prefeito, e aquela área foi efetivada e foi o local em que morei a maior parte da minha vida, convivi com os problemas sociais, a precária urbanização e más condições das residências naquele momento e tenho essa vivência na luta por moradia e condições sociais melhores”, disse.
Fascinado pela área de tecnologia, fez dessa paixão seu sustento, trabalhador celetista atuante em uma empresa de nível nacional. A partir de 2017 passou a atuar junto ao sindicato, sendo eleito presidente para o quadriênio que se iniciou em 2021. Cochise encabeça o grupo responsável por representar trabalhadores e trabalhadoras de toda a categoria do ramo telefônico, que engloba internet, provedores, prestadores de serviço no setor de telecomunicações, empresas no setor de telefonia celular e fixa, call-center, lojas de telecomunicações.
Agora em campanha, Cochise ressalta a motivação que o fez disponibilizar seu nome em busca de uma vaga na Câmara. A vivência nos movimentos sociais e junto aos trabalhadores e trabalhadoras e criar um gabinete virtual que esteja 24h à disposição da comunidade.
“Nosso intuito enquanto candidato, o que motivou a minha candidatura foram os problemas trazidos pelos trabalhadores que enfrentam a falta de transporte público, de creches, então essas questões chegando ao sindicato enquanto reivindicações nos levou a apresentar nosso nome para essa candidatura e estamos aí na disputa eleitoral de forma bastante tranquila, buscando voto a voto uma vaga na Câmara Municipal. Essa é nossa história, nossa vivência de comunidade, de conhecer o dia a dia do trabalhador e de fazer compromissos baseado naquilo que a gente escutou nas andanças, no sindicato, nas questões relacionadas ao cidadão e cidadã que tanto tem a evoluir em seus direitos. A perspectiva é de ser um representante dos trabalhadores e das comunidades na Câmara Municipal, poder ouvir as pessoas em um Gabinete aberto, poder criar um gabinete virtual 24h à disposição do povo teresinense. Esse é o nosso intuito, por isso apresentamos nosso nome.
Deixe sua opinião: