Política

Ciro Nogueira envolvido no imbróglio Banco Master/BRB?

A negociação envolveu PP e União Brasil


PP/Divulgação Ciro Nogueira envolvido no imbróglio Banco Master/BRB?
Ciro Nogueira

A venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB) envolveu a participação de políticos do PP e do União Brasil em Brasília. A negociação foi liderada por presidentes de partidos aliados ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Conforme a coluna de Natália Portinari no UOL, o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, mantém uma relação próxima com os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antônio Rueda. Essa proximidade foi determinante para o avanço da negociação, especialmente porque Ibaneis busca o apoio dessas duas siglas para as eleições de 2026.

Em 2026, Ibaneis planeja disputar uma vaga no Senado Federal e apoiar sua vice, Celina Leão (PP), como candidata a governadora do Distrito Federal.

A influência dos líderes partidários facilitou a entrada dos sócios do Banco Master no BRB, que, até então, enfrentavam dificuldades para encontrar um comprador do setor privado. O banco chegou a negociar com André Esteves, do BTG Pactual, mas as tratativas não avançaram. Ele chegou a sugerir uma parceria no Banco Master, porém sem incorporá-lo ao patrimônio do BTG.

Em fevereiro deste ano, no dia seguinte à eleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados, Vorcaro participou de uma festa com diversos políticos. Algumas semanas depois, ele patrocinou um camarote na Sapucaí, onde estavam Ciro Nogueira, Antônio Rueda e o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

No mercado financeiro, a compra do Banco Master é vista com cautela, sendo considerada uma "bomba-relógio" no balanço do comprador. Recentemente, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, se reuniu com André Esteves e com Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, para discutir a possível aquisição.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: