Saúde

Anvisa investiga lesões após mudança na fórmula da Colgate

A mudança envolveu a substituição do fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho


Reprodução Anvisa investiga lesões após mudança na fórmula da Colgate
Anvisa investiga lesões após mudança na fórmula da Colgate

A Anvisa está acompanhando relatos de lesões e inflamações após a alteração na fórmula do creme dental Colgate Total, agora chamado de Proteção Ativa. Desde janeiro, foram registradas notificações de efeitos como inchaço, aftas e ardência na boca, ocorrendo após o uso da nova composição. A mudança envolveu a substituição do fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, substância que consumidores apontam como possível causa dessas reações.

A Colgate já recebeu mais de mil queixas em plataformas como Reclame Aqui. Casos como os da influenciadora Luiza Guimarães e do estudante Pedro Maciel se destacaram pela gravidade dos sintomas e pela dificuldade no diagnóstico. “Eu nunca tive tantas aftas na boca, foram mais de 50, sem exagero”, contou Pedro.

Em resposta, a Colgate afirmou que o fluoreto de estanho é um ingrediente seguro e que a fórmula foi testada por mais de uma década. A empresa explicou que uma pequena minoria de pessoas pode ser sensível a certos ingredientes. A marca orienta que os consumidores suspendam o uso do produto caso notem reações e oferece um canal de atendimento pelo telefone 0800 703 7722.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: