Política

Agora é Vox Populi: Lula na frente (também neste instituto)

Levantamento publicado com exclusividade pelo Metrópoles aponta o ex-presidente como favorito nos votos espontâneo e estimulado

  • sexta-feira, 21 de maio de 2021

Foto: Paris MatchLula
Lula

Metrópoles - Pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi e divulgada com exclusividade pelo Metrópoles mostra que o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para vencer as eleições presidenciais de 2022 no primeiro turno.

O Vox Populi fez levantamento espontâneo e estimulado. A pergunta foi: “Embora as eleições para presidente ainda estejam longe, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”.

Na pesquisa estimulada, Lula vence, os núeros são:

Lula com 43%

Jair Bolsonaro 24%

Luciano Huck 8%

Ciro Gomes 5%

Nesse caso, a soma de índice dos outros candidatos não chega ao número de Lula.

No caso da escolha espontânea:

Lula aparece com 33%;

Jair Bolsonaro com 19%; C

Ciro Gomes com 2%.

Segundo turno

No segundo turno, diante de cenários contra Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), o petista também leva vantagem.

Contra o atual presidente:

Lula 55%, Bolsonaro 28%

Ninguém/branco/nulo 14% e 3% não sabem.

Contra Ciro Gomes:

Lula 52%

Ciro 9%.

Contra João Dória:

Lula 56%

Dória 14%.

Nesse caso, o governador paulista tem menos intenções do que a categoria ninguém/branco/nulo (27%).

Pesquisa Vox Populi para segundo turno em 2022. A amostra nacional é de 2 mil entrevistas, aplicadas em 119 municípios, com estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa da Vox Populi foi feita de forma quantitativa, com entrevistas pessoais e domiciliares, e com o uso de tablets. Entrevista ocorreu com brasileiros com 16 anos ou mais, residente em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: