Economia

Agência Francesa investirá 48 mi de euros no turismo sustentável do Piauí

As ações envolvem obras de infraestrutura turística nas unidades de conservação estaduais


Montagem Pensar Piauí Agência Francesa investirá 48 mi de euros no turismo sustentável do Piauí
Agência Francesa investirá 48 mi de euros no turismo sustentável do Piauí

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participaram, até quarta-feira (2), de uma missão com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para discutir o Programa Piauí Verde e Sustentável (PVS). O programa contará com um investimento de 48 milhões de euros em infraestrutura turística nas unidades de conservação (UCs) do estado, além de fomentar o turismo de base sustentável nas comunidades vizinhas.

O investimento será direcionado a pelo menos oito UCs, incluindo quatro estaduais — Parque do Rangel, Serra de Santo Antônio, Cânion do Rio Poty e Cachoeira do Urubu — e quatro federais — Apa do Delta do Parnaíba, Serra da Capivara, Sete Cidades e Parque das Nascentes do Rio Parnaíba. O programa também contempla melhorias na política de resíduos sólidos do estado e no desenvolvimento do turismo sustentável.

Esta é a quarta missão da AFD no Piauí, que visa entender e elaborar um plano de financiamento, envolvendo ainda a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Secretaria do Turismo (Setur).

A assessora de Planejamento e Gestão da Semarh, Rochelle Martins, destacou que o investimento está atualmente em fase de avaliação no comitê de crédito nacional, sob a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). A previsão é que os investimentos comecem no final de 2025.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: