Política

Vídeo: Bolsonaro chega ao Brasil após passar três meses nos EUA

Às 6h37 desta quinta-feira (30), o avião do ex-mandatário aterrissou no Aeroporto Internacional de Brasília


Foto: Reprodução/CNN BrasilBolsonaro dentro do voo após pouso em Brasília
Bolsonaro dentro do voo após pouso em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acaba de retornar ao Brasil. Às 6h37 desta quinta-feira (30), o avião do ex-mandatário aterrissou no Aeroporto Internacional de Brasília. Ele volta ao país após um período de quase 3 meses nos Estados Unidos.

O voo de Bolsonaro apresentou um único registro de turbulência forte. Por volta das 5h, o ex-capitão acordou disposto, se levantou e tirou fotos com passageiros que fizeram fila para registrar o momento. Pelo menos 30 passageiros conseguiram os cliques, segundo informações do jornal O Globo.

Vale destacar que Bolsonaro chegou ao Brasil em um voo da GOL procedente de Orlando, na Flórida, a bordo de um Boeing 737 MAX 8 com a temática do Harry Potter. Ele desembarcou no aeroporto e seguiu direto para uma viatura da Polícia Federal (PF).

Apesar do plano de segurança da PF para a chegada do ex-presidente ao Brasil prever uma “saída pelos fundos”, dezenas de apoiadores o esperam no saguão tradicional do aeroporto. Além disso, a Polícia Militar do Distrito Federal montou um forte esquema de segurança no local, com barreiras, mas sem impedir que as pessoas acessem o terminal.

Veja os vídeos:

Ainda no aeroporto de Orlando, Bolsonaro concedeu entrevista exclusiva à CNN, na qual negou irregularidades no caso das joias presenteadas pela Arábia Saudita e também comentou sobre seus próximos passos.

Ele pontuou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “uma oposição por si só”, criticou os atuais ministros e disse que não há possibilidade de colaborar com a administração atual.

Entretanto, afirmou também que não irá liderar “nenhuma oposição”, mas que participará com seu partido “como uma pessoa experiente”, colaborando com “o que eles desejarem”.

Por fim, também anunciou que rodará o Brasil “uma ou duas vezes por mês”, buscando conversar com seus apoiadores.

O ex-chefe de Estado viajou para o exterior no dia 30 de dezembro, dois dias antes do fim de seu mandato. Ele não participou da passagem da faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante o período nos EUA, ele se hospedou na casa do lutador José Aldo e participou de um evento conservador, no qual também esteve presente Donald Trump.

Recepção no Brasil

Os planos do ex-mandatário para a volta incluíam desfile em carro aberto e até discurso para apoiadores após o desembarque. O Partido Liberal (PL) também discutiu fazer anúncio nas redes sociais e mobilizar a militância bolsonarista.

Entretanto, isso não foi possível devido ao esquema de segurança da Polícia Federal (PF), que recomendou que Bolsonaro não saia pelo saguão do aeroporto, utilizando uma rota alternativa.

Além disso, não serão permitidas manifestações e novos acampamentos em determinados locais. 

Assim, o Partido Liberal também informou, em nota, que “não está previsto qualquer evento ou fala do ex-presidente”.

Após o desembarque, ele encontrará com Michelle Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e o general Braga Netto. Eles devem, então, se reunir com outras autoridades na sede do PL, no Complexo Brasil, em Brasília.

A CNN apurou que tanto o PL quanto Jair Bolsonaro ficaram irritados com as determinações das autoridades, pois visavam fazer dessa volta um evento para marcar o retorno do “líder da oposição”.

Com informações do DCM e CNN 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: