Pensar Piauí

Sputnik V: Governadores pedem reavaliação da vacina pela Anvisa

“Pedimos uma revisão da decisão, estamos falando de 66 milhões de vacinas”, afirma o governador Wellington Dias

Foto: PTGovernadores pedem nova avaliação da sputinik

O Consórcio Nordeste encaminhou à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira (4) um pedido de reavaliação da análise técnica sobre a vacina Sputnik V. A entidade apresentou um documento, assinado pelo Instituto Gamalaeya, no qual o centro de pesquisa científica responde as alegações da Anvisa para a não aprovação da importação do imunizante produzido na Rússia. Em nota, o Consórcio reafirmou a eficácia da vacina e a urgência de seu uso para garantir a segurança da população brasileira.

“Pedimos a revisão da Anvisa”, afirmou o governador Wellington Dias, após reunião na Embaixada da Rússia, em Brasília, com o chanceler Alexey Labetskiy. “A Gamaleya, o Ministério a Saúde da Rússia apresentaram documentos com suas posições. Pedimos uma reavaliação para que tenhamos uma solução, estamos falando de 66 milhões de doses de vacinas”, disse Dias. A reunião para tratar da Vacina Sputnik V também teve participação do governador do Pará, Helder Barbalho, que representou os governadores da Região Norte. O senador Humberto Costa (PT-PE) também acompanhou os governadores.

A entidade também encaminhou um parecer do professor Titular da UFRJ, “reconhecido virologista de reputação internacional”, Amilcar Tanuri, no qual recomenda a aprovação urgente da vacina. A nota do Consórcio adverte que a Anvisa deve considerar o descontrole de pandemia e pesar os riscos de não imunizar a população.

“Está nas mãos da agência, agora em posse de novas evidências e esclarecimentos, reavaliar a real existência dos riscos por ela [a vacina] apresentados para a sua decisão e, com a celeridade que a saúde da população brasileira requer, apresentar as suas respostas”, diz um trecho da nota.

“No momento, vivemos no curso de uma pandemia que impiedosamente já ceifou a vida de mais de 400 mil brasileiros e brasileiras”, observa o Consórcio. “Com limitados instrumentos para a redução dos seus danos e sem políticas federais coerentes para o seu controle, as vacinas se colocaram como um recurso importante para amenizar os efeitos devastadores da pandemia”, justificam os governadores.

A nota do Consórcio ressalta ainda que a vacina Sputnik V teve sua eficácia e segurança analisadas em testes clínicos publicados em revistas de alto nível científico, com uma eficácia de 91,6% contra a Covid-19.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS