Pensar Piauí

Seduc fortalece o ensino da matemática nas escolas

Seduc fortalece o ensino da matemática nas escolas

Após a aplicação da primeira avaliação diagnóstico, gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e consultores da Fundação Lemann se reúnem para realizar a análise de dados. A avaliação faz parte do Pacto pela Aprendizagem, que tem como foco o rendimento do estudante e o seu fluxo dentro da escola.
A partir das análises, a Seduc e gestores terão condições de promover e estimular a melhoria do desempenho de toda a equipe escolar, estabelecendo a sintonia do trabalho e entre as pessoas.
De acordo com o diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem da secretaria, Ellen Gera, a segunda avaliação será aplicada no mês de setembro. "A ideia é que possamos verificar se as escolas conseguiram, de fato, fazer um trabalho de intervenção pedagógica e ver o quanto o aluno evoluiu nesse curto espaço de tempo. Vamos ainda aproveitar o período que se segue para continuar fazendo um trabalho de nivelamento e correção de rota de aprendizagem dos nossos estudantes", afirma.
Em termos de número, foram distribuídos 40 mil cadernos de avaliação para todas as Gerências Regionais de Ensino do Piauí. Os dados de correção da prova não serão utilizados somente pela secretaria, mas também pela própria escola e pelas GREs.
Dados iniciais apontam um bom resultado com relação ao desempenho de Língua Portuguesa dos alunos. Entretanto, diante do resultado desse primeiro ciclo de aplicação da prova que aponta que a matemática é um ponto de atenção para a rede pública estadual, a Secretaria vai se pautar de uma ação para potencializar o trabalho dessa disciplina.
Por meio do Pacto pela Aprendizagem, a Seduc lançará o "Mais Matemática", um material produzido em parceria com a Fundação Lemann, que será aplicado nas escolas para estimular e incentivar o estudo da disciplina dentro da sala de aula, em especial as escolas de Ensino Fundamental.
O Mais Matemática tem duas frentes de atuação, uma nas escolas que contam com o Mais Educação e outra nas escolas que não possuem, com uma ampliação da jornada regular de sua grade de horário.
Nas escolas que são beneficiadas pelo Mais Educação, o programa será desenvolvido dentro desse espaço para reforçar o estudo da disciplina, com monitores que serão orientados a trabalhar o conteúdo do caderno.
Para as escolas, em especial as escolas de Ensino Fundamental, que não contam com Mais Educação, a Seduc ampliará a carga horária das aulas regulares em duas horas semanais para as turmas de 5º e 9º ano. "Esse é um gesto importante, porque quando ampliamos a carga horária, também aumentamos o custo de operação da turma, ou seja, a Seduc está investindo, de fato, no ensino da matemática, porque ela precisa garantir que tenham professores e alunos dentro da sala de aula para que esse material seja trabalhado", explica Ellen Gera.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS