Pensar Piauí

Sebrae lança plataforma que destaca números dos pequenos negócios

Sebrae lança plataforma que destaca números dos pequenos negócios

Os pequenos negócios têm assumido papel cada vez mais relevante na economia nacional. Atualmente, as micro e pequenas empresas e os Microempreendedores Individuais já somam mais de 11 milhões, correspondendo a 92% dos empreendimentos formalmente estabelecidos no mercado.
Do total dos empreendimentos, a maioria (43%) é do setor de Comércio. Logo após, vem o setor de Serviços abrangendo 37% das empresas. Os negócios da Indústria representam 13%, seguidos da Construção Civil, com 6%; e da Agropecuária, com 1%.
No Piauí, são mais de 67 mil pequenos negócios, representando 99% das empresas legalizadas no Estado.
A divisão por atividade segue a tendência nacional, com o maior número de empreendimentos no setor de Comércio, seguidos dos setores de Serviços, Indústria, Construção Civil e Agropecuária, nessa ordem.
Esses números são destaque no DataSebrae – www.datasebrae.com.br, uma nova plataforma disponibilizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae. Essa ferramenta de pesquisa, online e gratuita, foi idealizada para dar suporte à empreendedores e empresas, além de embasar a definição de políticas públicas por parte de órgãos de governo e instituições que desenvolvem ações focadas nos pequenos negócios.
No DataSebrae é possível encontrar indicadores econômicos e sociais, além de dados sobre pequenos negócios divididos por região, estado e município. O conteúdo é apresentado em mapas, gráficos e tabelas de forma simples e intuitiva, permitindo inclusive a elaboração de visões comparativas e relatórios completos. As pesquisas podem ser feitas com diferentes filtros.
“Essa plataforma será de grande valia para nortear as ações em prol dos pequenos negócios. Baseado em números, poderemos definir melhor as políticas para esse segmento, enfrentando com mais eficiência os obstáculos que dificultam o avanço das micro e pequenas empresas”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
Os dados do DataSebrae são divididos em quatro grandes grupos: Números dos Pequenos Negócios, Economia, Sociedade e Demografia, e Gestão Pública.
No grupo Números dos Pequenos Negócios é possível saber quantas empresas há no seu município, quantas delas são padarias, por exemplo; quais atuam no setor de serviços, enfim conhecer todo o cenário dos pequenos negócios em detalhes, envolvendo também empregos gerados e faturamento anual, entre outras informações.
Em Sociedade e Demografia, estão reunidos números sobre a renda dos domicílios nas diversas regiões, quantos deles são dependentes de programas sociais, e outros dados que ajudam a entender melhor qual o perfil da população de um determinado território, como Índice de Desenvolvimento Humano, IDH.
No grupo Economia estão reunidas as informações sobre massa salarial nos pequenos negócios e outros dados úteis ao desenvolvimento econômico local, a exemplo da arrecadação de impostos, Produto Interno Bruto, exportações por categoria, sobrevivência dos empreendimentos e faturamento anual.
Os mapas, gráficos e tabelas estão disponibilizados em Gestão Pública, com todos os dados relevantes, facilitando a análise das informações, para nortear as iniciativas públicas no seu estado ou município.
“As informações reunidas no DataSebrae são preciosas para auxiliar na elaboração de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo no Brasil. Essa base também irá ajudar quem já empreende ou quem quer empreender”, destaca o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos.
Pelo DataSebrae, ainda é possível saber como está a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios e se os gestores estão cumprindo as regras de tratamento diferenciado e de obrigatoriedade das licitações exclusivas para os pequenos negócios, por exemplo.
A plataforma disponibiliza ainda Estudos e Pesquisas sobre o ambiente das micro e pequenas empresas, reunidos em grupos: Perfil dos Pequenos Negócios, Empreendedorismo, Conjuntura Econômica (cenário de atuação das MPE), Emprego, Sobrevivência (atitudes e decisões que ajudam na sustentabilidade dos pequenos negócios), e Exportações.
Todo esse material também será muito importante como fonte de informação segura e precisa para pesquisadores, jornalistas e estudantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS