Pensar Piauí

São Paulo amanhece com Jornadas de Luta pelo Auxílio Emergencial

Manifestantes protestam em importantes avenidas para chamar atenção do governo federal e cobrar auxílio emergencial

Foto: Midia NinjaAuxílio Emergencial
Auxílio Emergencial

Manifestantes protestam em importantes avenidas para chamar atenção do governo federal e cobrar auxílio emergencial; também exigem ampliação e mais rapidez da vacinação no país.

Na manhã desta sexta, 19, militantes da Frente Povo Sem Medo realizaram intervenções em diversos pontos da cidade de São Paulo e na região do ABC Paulista para cobrar do governo federal a retomada imediata do auxílio emergencial. Os manifestantes também pedem mais rapidez e a ampliação da vacinação para combater a covid-19, que já matou mais de 243 mil brasileiros e segue avançando de forma acelerada no país.

Foto: Midia NinjaAuxílio Emergencial

Em 2020, o auxílio emergencial -- a princípio preterido pelo governo federal e depois aprovado sob pressão popular -- foi crucial para a manutenção das condições mínimas de sobrevivência para milhões de brasileiros durante o agravamento da crise econômica aprofundada pela pandemia, que se estende até os dias atuais sem data para acabar.

Com o fim do auxílio, o Brasil entrou em janeiro de 2021 com um salto de 12,8% de pessoas em situação de extrema pobreza, segundo levantamento apontado pela FGV Social a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílios (Pnad) Contínua e Covid. Isso significa que quase 27 milhões de brasileiros estão nessas condições e vivem com menos de R $246 ao mês.

Foto: Midia NinjaAuxílio Emergencial

Estudos apontam ainda que o fim do auxílio emergencial e a demora da vacinação no Brasil irão agravar ainda mais a crise econômica para 2021, afetando principalmente os trabalhadores e as trabalhadoras das periferias. O aumento no preço dos alimentos, a crescente taxa de desemprego e a ampliação de pessoas em situação de extrema pobreza só serão evitados com políticas de distribuição de renda, de proteção aos mais vulneráveis e de efetivo combate à pandemia, como por exemplo a aceleração e ampliação da vacinação.

Além das manifestações desta sexta, a Frente Povo Sem Medo, junto com a Frente Brasil Popular, vão realizar grandes mobilizações em forma de carreatas por todo o Brasil para reivindicar as mesmas pautas amanhã (20).

Foto: Midia NinjaAuxílio Emergencial
Com informações do Midia Ninja 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS